PEDRA DO SAL HOMENAGEIA CARTOLA NO DOMINGO

 

Pedra do Sal, local importante para a cultura negra e conhecida por suas tradicionais rodas de samba, é um monumento histórico e religioso carioca. Neste domingo, dia 16, o grupo Samba de Lei terá seu repertório dedicado ao cantor e compositor Cartola. O bloco Samba de Raiz, Samba da Liberdade também está na programação, em preparação para o carnaval.

 

O site Catraca Livre informa que neste domingo 16, a partir das 17h, o grupo Samba de Lei presta homenagem ao músico, compositor e poeta Cartola na Pedra do Sal, perto do Largo da Parinha, no bairro da Saúde, região central do Rio de Janeiro

Conhecida por suas tradicionais rodas de samba, a Pedra do Sal carrega a memória de uma época em que a cidade passou a receber muitos negros libertos, que com suas danças, músicas e religiões africanas enriqueceram a cultura carioca. Com o fim da escravidão, muitos deles saíram da Bahia, onde ficavam a maioria das lavouras de açúcar, para o Sudeste. No Rio de Janeiro, os lugares perto do porto atraíam mais pessoas por ter moradia mais barata e os homens, como trabalhadores braçais, podiam buscar vagas na estiva.

Os mais disputados eram os bairros da Saúde e da Gamboa, onde está localizada a Pedra do Sal. Tombada como patrimônio cultural do estado, a Pedra é um símbolo da cultura negra numa região considerada como “Pequena África”. O nome se deve ao fato de ter sido um ponto de desembarque do sal que chegava pelos navios. O local marca a história do samba carioca por ter sido reduto de músicos como Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres.

 

Pedra do Sal tem roda de samba em homenagem a Cartola

No próximo domingo, dia 16, o berço do samba carioca, a Pedra do Sal, será palco de uma roda de samba dedicada a Cartola. O grupo Samba de Lei comanda o evento a partir das 17h.

No dia acontece o lançamento do documentário “Samba de Lei da Pedra do Sal – Parte 1″. O evento contará ainda com o bloco “Samba da Liberdade” que tem como foco o samba de raiz. A participação é gratuita.

PEDRA DO SAL HOMENAGEIA CARTOLA NO DOMINGO

 

 

Fonte: Brasil 247

 

 

+ sobre o tema

Bolt é criticado na Jamaica por sofrer do “complexo das mulheres brancas”

    O velocista Usain Bolt foi criticado pelos jamaicanos por...

Racismo contra Nat King Cole

Vizinhos brancos perseguiram o cantor e sua família quando...

para lembrar

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Lei contra racismo prevê sanção a meios de comunicação

  Bolívia - Está em debate no poder legislativo...

Recordista de jogos pela seleção, Formiga é primeira mulher a receber a Bola de Prata

Ela é um símbolo para o futebol feminino brasileiro,...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=