UnB investiga 90 denúncias de fraude no sistema de cota racial

A guerra contra o preconceito é travada em diversos campos de batalha. Nesse domingo (21/3), o mundo celebrou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial com muita reflexão acerca do tema. A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, analisa 90 denúncias de fraude nas cotas raciais e estuda implantar comissões de heteroidentificação.

Segundo a UnB, os 90 casos estão em fase de instauração de processo disciplinar docente, no Decanato de Assuntos Comunitários. Ou seja, ainda não é a apuração propriamente dita. Em 2020, 25 estudantes e egressos acusados de fraude no sistema de cotas raciais foram alvo de investigação.

O processo de apuração começou com denúncias de alunos. Com relação aos casos julgados, de acordo com a Administração Superior da UnB, 15 universitários foram expulsos, dois egressos tiveram os diplomas cassados e oito ex-estudantes, já afastados da UnB, por outros motivos, sofreram a anulação dos créditos.

Comissões como na pós

Em 12 de março, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou relatório com sugestões para melhorar a implementação da política de cotas. Além da punição dos fraudadores, um dos principais pleitos dos estudantes pretos era a heteroidentificação. E a instituição decidiu avaliar oficialmente a demanda.

“Entre as indicações, está o estabelecimento de comissões de heteroidentificação já no ingresso, nos moldes do que deve ser feito na pós-graduação – cuja política de reserva de vagas foi aprovada no ano passado”, afirmou a universidade.

Pioneira na política de cotas raciais no país, a UnB teve bancas de heteroidentificação no passado, por meio das quais um grupo de professores entrevistava os alunos candidatos a ingressar na universidade na condição de cotista. Contudo, com o passar do tempo, o instrumento foi abandonado.

O relatório com as sugestões será avaliado pela Administração da UnB. Após o devido debate, nos colegiados competentes, as demandas poderão ser acolhidas ou não. “As cotas são um importante mecanismo de promoção da inclusão e da igualdade, e a UnB seguirá atenta para garantir que sua implementação ocorra a contento”, destacou a instituição de ensino.

Indeferidos

Dos 25 ex-alunos e egressos condenados por fraudes, 19 entraram com recurso contra a decisão no Consuni. Na mesma reunião de 12 de março, após três encontros, com análises de cada um dos casos, todos foram indeferidos. “Com isso, esgotaram-se as instâncias administrativas de tramitação dos processos”, enfatizou a universidade.

O relatório com sugestões para a aperfeiçoamento da política de cotas raciais foi elaborado pela própria comissão responsável pela análise prévia dos recursos e emissão dos pareceres julgados pelo Consuni.

Os estudantes expulsos eram dos cursos de direito (quatro), medicina (quatro), ciências sociais (três), letras francês, ciência da computação, engenharia de software e medicina veterinária (um de cada uma dessas graduações). Os ex-alunos com diploma cassado cursaram direito. Esses tiveram os créditos anulados.

 

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Única docente negra do Departamento de História da UnB luta por igualdade

Ana Flávia Magalhães Pinto busca inspirações no passado para...

UnB inaugura espaço dedicado à Lélia Gonzalez

O Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB)...

Discurso de Sueli Carneiro na entrega do título de doutora Honoris Causa da UnB

Boa tarde a todas e todos, Magnífica Reitora da Universidade...

Futuro do assassino de Louise será definido a partir de quarta (22/6)

Vinicius Neres, que confessou ter matado a ex-colega de...
spot_imgspot_img

Dione Moura: a professora que transformou a vida de jovens negros no país

A trajetória da professora Dione Moura é feita de pioneirismos. E nenhum deles ocorreu por acaso. Cada parte que sustenta a carreira na academia...

Entidades promovem encontro de afrocientistas em Brasília

Entidades promoveram neste fim de semana o 1° Encontro Nacional Afrocientista. O evento foi realizado na Universidade de Brasília (UnB) e reuniu cerca de...

Guia Estratégias de Advocacy para uma Primeira Infância sem Racismo

Este guia tem como objetivo contribuir para que as organizações da sociedade civil realizem  ações de enfrentamento ao racismo desde a primeira infância. Nesse sentido, o...
-+=