UNESCO e rádio espanhola lançam iniciativa contra racismo e discriminação no futebol

Sem respeito não há futebol. Esta é a campanha lançada pela UNESCO e a rádio espanhola PRISA para combater racismo, xenofobia e comportamentos machistas ou homofóbicos dentro e fora de campo.

Da ONU 

Foto: iStock.com

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a rádio espanhola PRISA, integrante da Cadena Sociedad Española de Radiodifusión, apresentaram em janeiro (24) a campanha “Sem respeito não tem jogo” (Sin respeto no hay juego). O objetivo é combater o racismo e a discriminação no futebol.

A campanha foi baseada nas conclusões e recomendações do relatório da UNESCO Cor? Que Cor?, lançado em 2015, e será implementada no primeiro semestre deste ano com uma mensagem simples e clara: sem respeito, não há futebol.

O objetivo é “tirar de campo” o racismo, a xenofobia e comportamentos machistas ou homofóbicos. Juan Luis Cebrián, diretor-executivo do grupo PRISA, ressaltou a importância do acordo entre o grupo e a UNESCO, recordando que o futebol é uma poderosa ferramenta para alcançar um amplo setor da sociedade. “Nós queremos promover a consciência e fazer com que a opinião pública incorpore os princípios de tolerância”, disse.

A diretora-geral adjunta de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, Nada Al-Nashif, lembrou que o poder simbólico do esporte e seus códigos universais de respeito estão entre os veículos mais efetivos para o combate da desigualdade e a promoção da diversidade e da tolerância na sociedade. “A luta contra o racismo no esporte não deve ser opcional. É por isso que é tão importante essa iniciativa ser apoiada por três dos clubes de futebol mais prestigiados no mundo atualmente”, afirmou. Participaram do evento os presidentes dos três clubes por ela citados: o italiano Juventus e os espanhóis Real Madrid e Barcelona .

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

O racismo em números – por Miguel Martins

A esmagadora maioria dos beneficiários do Brasil Sem...

Racismo, por Carlos Tautz

    Racismo é o significado e a...

Rikardo, o bebé que fez “nascer” uma polémica racista na Hungria

Rikardo Racz nasceu um minuto depois da meia-noite. Foi...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=