Unesco reconhece sistema de educação cubano como “exemplar”

Cuba figura entre os países latino-americanos com grandes progressos em matéria de ensino, e conta com um sistema educativo sólido e avançado, de acordo com a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, em declarações dadas em Paris nesta sexta-feira (26), à Prensa Latina. 

 

ONU

Unesco reconhece que a educação de Cuba é exemplar  

A oficial da Unesco precisou que relativamente à meta da Educação para Todos, o segundo objetivo de desenvolvimento para o milênio da ONU, Cuba tem na atualidade os índices mais elevados, e suas ambições vão ainda muito além.

Irina destacou como um exemplo para outros países a campanha de alfabetização realizada pela nação caribenha, que eliminou por completo esse flagelo em seu território já há décadas e contribui na atualidade com outras regiões do mundo para erradicar a ignorância.

Assinalou também que a Unesco trabalha na África e na Ásia com o sistema elaborado por Cuba para ensinar a ler e escrever o chamado “Eu sim, posso”, que qualificou de uma experiência muito positiva. 

“Visitei o Timor Leste no verão passado [do hemisfério norte] junto ao secretário-geral das Nações Unidas [Ban Ki-Moon], e trabalhamos em vários centros comunitários para introduzir o método”, disse Irina.

Durante café-da-manhã com jornalistas latino-americanos acreditados na França, a representante da Unesco referiu-se ao papel que deve desempenhar a educação nessa região, “onde se registra um rápido crescimento econômico, mas também persistem muitas desigualdades”, disse.

Neste sentido, afirmou que o acesso sem distinções ao ensino e a qualidade dos programas em todos os níveis são muito importantes para diminuir as diferenças sociais.

Com relação ao papel da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Irina reiterou os objetivos prioritários de lutar pela paz no planeta e lograr o desenvolvimento sustentável em seus diversos componentes, como o econômico, o social e o ambiental.

“Lamentavelmente”, ressaltou, “a instituição sofre sérios desafios financeiros após a decisão dos Estados Unidos de interromper sua contribuição ao orçamento”. 

Washington cessou o envio de contribuições financeiras à Unesco depois da admissão da Palestina como membro pleno do órgão em 2011, como forma de punição.

Estamos em um processo de debate para formular soluções e felizmente recebemos o apoio de muitas das nações-membros da organização, disse a diretora geral.

Mencionou também a viagem que vai realizar na próxima semana à América Central, onde visitará Costa Rica, Nicarágua e El Salvador, em que estão previstos encontros com os respectivos presidentes, Laura Chinchilla, Daniel Ortega e Mauricio Funes, para elaborar programas de trabalho conjunto.

Em San José fará uma homenagem aos jornalistas assassinados no mundo durante o exercício de sua função, a maioria deles por trabalhos realizados em torno a problemas como a corrupção e o crime organizado, particularmente o narcotráfico.

Com Prensa Latina

Oposição ao regime em Cuba é negra, diz Carlos Moore

ONU reconhece luta de Cuba contra o racismo

 

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...