Unicamp 2019: prova de redação aborda ‘doutrinação ideológica na sala de aula’ e desenvolvimento

Primeiro dia da 2ª fase teve início neste domingo (13) e candidatos também responderam às perguntas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; veja calendário.

Por Ana Letícia Lima, G1

Estudantes na primeira prova da 2ª fase do vestibular 2019 da Unicamp — Foto: Ana Letícia Lima / G1

A prova de redação na segunda fase do vestibular 2019 da Unicamp, aplicada na tarde deste domingo (13), abordou como temas a “doutrinação ideológica na sala de aula” e a relação entre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB).

Estudantes ouvidos pelo G1 contaram que, no primeiro caso, a universidade propôs ao candidato a elaboração de um abaixo-assinado onde deve pedir explicações para uma escola, após a professora de filosofia ser alvo de ameaças anônimas por conta da suposta prática no trabalho.

Já a segunda proposta do exame era a elaboração de um comentário, para fórum em rede social, a partir de dois gráficos. A estudante Carolina de Moraes, de 22 anos, estuda química na Unicamp desde 2016 e conta que voltou a fazer vestibular para retomar o início do curso, por conta da atualização na grade da carreira. Ela avaliou que os temas reforçam necessidade de pluralidade.

“O novo currículo do curso atende mais às minhas expectativas profissionais, então decidi começar a faculdade de novo […] Os dois temas da redação são questões muito importantes, necessárias. Acredito que a Unicamp esteja tentando avaliar mesmo se os candidatos têm essa visão de que há muitas formas de pensar no mundo, não só aquilo que nos é imposto”, contou a jovem que trabalha com análises químicas ambientais e pretende, no futuro, ser professora.

A estudante Carolina de Moraes, após primeiro dia da 2ª fase da Unicamp — Foto: Ana Letícia Lima / G1

O tom foi mantido pelo estudante Guilherme Pereira Borin, que prestou como treineiro e planeja disputar uma vaga no curso de engenharia civil no próximo ano. “A proposta das duas redações foi bem formulada, eles davam o passo a passo de como fazer e os temas são bem atuais.”

Sobre as questões de literatura, ele considerou que a prova não estava difícil, mas era preciso ter lido com atenção as obras que integram a lista obrigatória. “As questões sobre as obras são bem específicas, não tinha como fazer no chute ou só lendo resumo”, frisou.

A lista de obras obrigatórias deste ano inclui poesias de Luís de Camões, Jorge de Lima e Ana Cristina Cesar; contos de Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Machado de Assis; teatro, por meio de Dias Gomes; romances de Camilo Castelo Branco, Érico Veríssimo e de José Saramago; diário escrito por Carolina Maria de Jesus; além dos sermões de Antonio Vieira. Clique aqui e veja lista completa.

Já o candidato Caio Gentil Dotto destacou que é preciso ler com atenção os enunciados das questões dissertativas. “São mais diretas do que a dos outros vestibulares que e eu fiz, mas não são necessariamente difíceis”, avaliou o jovem que pretende estudar engenharia mecânica.

As avaliações foram aplicadas em 16 cidades de São Paulo e mais cinco capitais.

Uma das questões da Unicamp citou a ex-vereadora do RJ Marielle Franco, no vestibular — Foto: Ana Letícia Lima / G1

Análise
O coordenador executivo da comissão organizadora do vestibular (Comvest), José Alves Freitas Neto, destacou que os temas apresentados na redação do vestibular visam apresentar ao candidato um diálogo sobre a questão dos direitos humanos, sobretudo liberdade de expressão e pesquisa, e uma abordagem da economia, com foco no desenvolvimento sustentável.

Calendário
A segunda fase do vestibular terá continuidade nesta segunda-feira, quando os estudantes terão de resolver perguntas de matemática, geografia e história – cada disciplina tem seis questões. Já na terça-feira, o exame da Unicamp terá mesmo número de perguntas de física, biologia e química.

As provas começam às 13h, mas os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência.

O que pode levar para a prova?
Documento de identidade original indicado na inscrição;
Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
Régua transparente e compasso;
Água, sucos, doces;
É permitido uso de bermudas e vestimentas leves
O que NÃO pode levar?
Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem; ele pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);
Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.

Locais de prova
Além de 16 cidades paulistas, incluindo a capital, a segunda fase do vestibular será aplicada em outros estados. Salvador (BA) e Curitiba (PR) foram incluídas na lista da Unicamp neste ano, e as avaliações também serão realizadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).

Outros formatos
O total de vagas disponíveis no vestibular 2019 diminuiu após a Unicamp adotar novos formatos para aumentar a inclusão social. Uma delas foi a reserva de 645 cadeiras para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o candidato teve a possibilidade de participar das duas seleções.

Além disso, a universidade estadual destinará 90 oportunidades a estudantes que foram premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos realizadas entre 2017 e o ano passado.

Calendário
Provas de habilidades específicas: 21 a 25 de janeiro
Divulgação da 1ª chamada: 11 de fevereiro
Matrícula não-presencial: 12 de fevereiro
Divulgação das notas da 2ª fase e classificação: 14 de fevereiro
O gabarito com as respostas esperadas das questões da segunda fase da Unicamp será divulgado no site da Comvest a partir do dia 16, quarta-feira, começando pela prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. Na quinta-feira (17) serão divulgadas as respostas esperadas da prova de matemática, geografia e história. Já na sexta (18) o gabarito divulgado será das questões de física, química e biologia.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=