A Unicamp encerra nesta segunda-feira (5) o prazo para pedido de isenção na taxa de inscrição do Vestibular 2024, nas seleções tradicional e para vagas onde o critério considera apenas o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja abaixo detalhes e cronograma.
A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo site da comissão organizadora (Comvest). A taxa do vestibular tradicional custa R$ 192, o mesmo valor aplicado em 2023. Já a inscrição para a modalidade via Enem é R$ 30 e também pemaneceu inalterada em relação ao ano passado.
Segundo a Comvest, a expectativa é de que 10 mil estudantes sejam beneficiados com inscrições gratuitas. A isenção pode ser solicitada por candidatos de todo o país.
Pré-requisito
Todos os candidatos precisaram concluir ou já ter finalizado em 2023 o ensino médio, informou a comissão. A lista de candidatos será divulgada também no site da universidade, em 28 de julho.
Quem pode solicitar?
- Candidatos de famílias de baixa renda – até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio e oriundo de escola pública (até 6.680 benefícios);
- Bolsistas em escolas particulares, mas de famílias de baixa renda (até 150 benefícios);
- Funcionários da Unicamp/Funcamp (ilimitado);
- Candidatos dos cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia (ilimitado).
📆 Cronograma
Vestibular tradicional
- Inscrições: 31 de julho a 31 de agosto
- 1ª fase: 29 de outubro
- 2ª fase: 3 e 4 de dezembro
- Provas de habilidades específicas: 7 a 9 de dezembro
A Unicamp confirmou em março mudanças nas provas do Vestibular 2024, com destaque para a ampliação do número de questões de humanas na 1ª fase, e redução das perguntas de matemática para candidatos aos cursos de humanas/artes e biológicas/saúde na 2ª etapa.
A universidade prevê 2.540 vagas para 69 cursos em Campinas, Limeira e Piracicaba.
Vagas via Enem
Já a seleção para vagas via Enem deve reservar 639 vagas distribuídas entre os cursos ofertados e as inscrições serão em novembro, informou a Unicamp. O período para candidaturas não foi divulgado até a publicação desta reportagem e as oportunidades devem ser divididas em dois grupos:
- Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública: 50% das vagas.
- Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas: 50% das vagas.
As inscrições do Enem 2023 devem ser realizadas no período de 5 a 16 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as avaliações ocorrem em 5 e 12 de novembro.