UNICEF- Lança concurso de pesquisa para adolescentes comunicadores

Fonte: Revista Viração

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Sony, a rede social Sonico e a Fundação Albatros, lançou o Concurso de Pesquisa LACVOX para Adolescentes Comunicadores da América Latina e o Caribe.

 

Até 5 de outubro, os comunicadores entre 9 e 18 anos de idade poderão inscrever seus trabalhos por meio do site do concurso http://www.concursolacvox.org/ nas categorias rádio, imprensa escrita, televisão, fotografia e cartaz com o tema “Formas tradicionais de conservação do meio ambiente praticadas por povos indígenas: o que podemos aprender?”

 

Também foi criado um espaço para promover a participação de escolas no desenvolvimento de projetos nessas mesmas categorias. Os vencedores serão premiados com produtos eletrônicos da marca Sony, como câmeras digitais, gravadoras de vídeo, televisões LCD, entre outros.

 

O objetivo do concurso é incentivar crianças e adolescentes comunicadores da região a se interessarem pela questão ambiental e, ao mesmo tempo, aprenderem sobre os métodos de preservação adotados pelos povos indígenas. Além disso, a iniciativa pretende motivar meninas e meninos a pesquisar sobre como essas populações preservam o meio ambiente e a importância da natureza nessas culturas.

 

“O UNICEF valoriza o direito à liberdade de expressão como requisito indispensável para que crianças e adolescentes se apropriem de seus direitos e de seu próprio desenvolvimento, ao mesmo tempo em que favorece suas relações familiares, comunitárias e sociais, fortalecendo sua passagem para a vida adulta”, disse Nils Kastberg, Diretor Regional do UNICEF para América Latina e o Caribe.

 

O Concurso de Pesquisa LACVOX está sendo realizado no contexto das celebrações dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, comemorada em 20 de novembro, e faz parte da estratégia de fortalecimento da Rede Regional de Adolescentes Comunicadores LACVOX, movimento coordenado pelo UNICEF que reúne as diversas redes de comunicadores estabelecidas nos países da região. Essas redes seguem os princípios de participação e desenvolvimento da infância e da adolescência promovidos pelo UNICEF e seus parceiros.

 

A Sony Interamerican adota uma iniciativa de responsabilidade social empresarial com foco na promoção da educação de crianças e adolescentes. “Nosso compromisso com o UNICEF estende-se da nossa matriz, em Tóquio, que apoia a organização em nível mundial”, afirma Richard Fairest, presidente da Sony Interamerican.

 

A rede social Sonico também se juntou a essa iniciativa por meio da criação e da divulgação da página do concurso para seus 40 milhões de usuários na América Latina . A página pode ser acessada em http://www.sonico.com/publico/unicef_lacvox. “Esse concurso está muito relacionado com valores e crenças de nossa companhia, como a importância da liberdade de expressão dos jovens de nossa região. Por isso, é uma satisfação fazer parte dessa ação organizada pelo UNICEF e pelo PNUMA”, disse Tomás O Farrell, Fundador e CMO da Sonico.

 

Para Mara Murillo, Diretora Regional Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) “o trabalho com crianças e adolescentes tem como foco incentivar atividades nas áreas de desenvolvimento de capacidades, conhecimento ambiental e intercâmbio de informação. Queremos promover uma visão ampla que possa formar uma geração de cidadãos ambientalmente conscientes e capazes de realizar uma ação positiva.”

 

Os interessados poderão obter no site do concurso o regulamento e outras informações sobre a iniciativa. As dúvidas sobre o concurso podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

 

Matéria original: UNICEF- Lança concurso de pesquisa para adolescentes comunicadores

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Estamos criando monstros

- A criança que vocês adotaram não combinou muito...

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Sim! Sou negra!

“Por favor, você poderia encher a garrafa de café?”....

Geração

Por Mauricio Pestana, para Portal Geledés Pertenço a uma geração que tem...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=