quinta-feira, maio 26, 2022
InícioEm PautaUNICEF- Lança concurso de pesquisa para adolescentes comunicadores

UNICEF- Lança concurso de pesquisa para adolescentes comunicadores

Fonte: Revista Viração

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Sony, a rede social Sonico e a Fundação Albatros, lançou o Concurso de Pesquisa LACVOX para Adolescentes Comunicadores da América Latina e o Caribe.

 

Até 5 de outubro, os comunicadores entre 9 e 18 anos de idade poderão inscrever seus trabalhos por meio do site do concurso http://www.concursolacvox.org/ nas categorias rádio, imprensa escrita, televisão, fotografia e cartaz com o tema “Formas tradicionais de conservação do meio ambiente praticadas por povos indígenas: o que podemos aprender?”

 

Também foi criado um espaço para promover a participação de escolas no desenvolvimento de projetos nessas mesmas categorias. Os vencedores serão premiados com produtos eletrônicos da marca Sony, como câmeras digitais, gravadoras de vídeo, televisões LCD, entre outros.

 

O objetivo do concurso é incentivar crianças e adolescentes comunicadores da região a se interessarem pela questão ambiental e, ao mesmo tempo, aprenderem sobre os métodos de preservação adotados pelos povos indígenas. Além disso, a iniciativa pretende motivar meninas e meninos a pesquisar sobre como essas populações preservam o meio ambiente e a importância da natureza nessas culturas.

 

“O UNICEF valoriza o direito à liberdade de expressão como requisito indispensável para que crianças e adolescentes se apropriem de seus direitos e de seu próprio desenvolvimento, ao mesmo tempo em que favorece suas relações familiares, comunitárias e sociais, fortalecendo sua passagem para a vida adulta”, disse Nils Kastberg, Diretor Regional do UNICEF para América Latina e o Caribe.

 

O Concurso de Pesquisa LACVOX está sendo realizado no contexto das celebrações dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, comemorada em 20 de novembro, e faz parte da estratégia de fortalecimento da Rede Regional de Adolescentes Comunicadores LACVOX, movimento coordenado pelo UNICEF que reúne as diversas redes de comunicadores estabelecidas nos países da região. Essas redes seguem os princípios de participação e desenvolvimento da infância e da adolescência promovidos pelo UNICEF e seus parceiros.

 

A Sony Interamerican adota uma iniciativa de responsabilidade social empresarial com foco na promoção da educação de crianças e adolescentes. “Nosso compromisso com o UNICEF estende-se da nossa matriz, em Tóquio, que apoia a organização em nível mundial”, afirma Richard Fairest, presidente da Sony Interamerican.

 

A rede social Sonico também se juntou a essa iniciativa por meio da criação e da divulgação da página do concurso para seus 40 milhões de usuários na América Latina . A página pode ser acessada em http://www.sonico.com/publico/unicef_lacvox. “Esse concurso está muito relacionado com valores e crenças de nossa companhia, como a importância da liberdade de expressão dos jovens de nossa região. Por isso, é uma satisfação fazer parte dessa ação organizada pelo UNICEF e pelo PNUMA”, disse Tomás O Farrell, Fundador e CMO da Sonico.

 

Para Mara Murillo, Diretora Regional Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) “o trabalho com crianças e adolescentes tem como foco incentivar atividades nas áreas de desenvolvimento de capacidades, conhecimento ambiental e intercâmbio de informação. Queremos promover uma visão ampla que possa formar uma geração de cidadãos ambientalmente conscientes e capazes de realizar uma ação positiva.”

 

Os interessados poderão obter no site do concurso o regulamento e outras informações sobre a iniciativa. As dúvidas sobre o concurso podem ser enviadas para o e-mail lacvox@unicef.org

 

Matéria original: UNICEF- Lança concurso de pesquisa para adolescentes comunicadores

Artigos Relacionados
-+=