Unidade móvel no Rio vai atender mulheres vítimas de violência em casa

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro lançou ontem (12), em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense,a unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.  A cidade foi escolhida por registrar altos índices de violência contra a mulher.

Por Douglas Corrêa no Agência Brasil

De acordo com o Dossiê Mulher 2015, do Instituto de Segurança Pública (ISP), o município de Campos registrou, no ano passado, 20 casos de mulheres assassinadas no ambiente doméstico e mais de 1.300 ameaças de morte.

A major da Polícia Militar Claudia Morais, do ISP, apresentou um levantamento da violência contra a mulher no Rio que mostra que, em uma década, subiram 41,55% as ameças às mulheres no estado.

A instalação da unidade móvel foi um pedido da ministra Carmen Lucia, do Supremo Tribunal Federal (STF) que coordena em todo o país a campanha da Justiça pela Paz em Casa.

O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, disse que o Rio está avançando no combate à violência contra a mulher. “Além de leis como a Maria da Penha, a cultura da violência é que tem de mudar, essa cultura que procura gerar passividade na mulher diante da violência praticada pelo homem”, avaliou.

A unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica ficará baseada em Campos, mas também percorrerá vários distritos da cidade. A equipe do ônibus é formada por um juiz, promotor e oficial de justiça, além de outros profissionais, com a finalidade de agilizar a demanda de mulheres com dificuldades de acesso à Justiça.

veja também: PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

+ sobre o tema

Jovem agredido ao sair de balada no ABC sai do coma e grava vídeo: ‘Estou bem’

Roger Passebom Júnior, de 22 anos, foi espancado por...

Lula sanciona lei que protege mulheres de violência em bares e shows

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a...

Eleições-2014: é possível uma pauta feminista?

Dez questões incômodas, que você pode dirigir a candidatos...

para lembrar

O polêmico esquadrão que combate o assédio sexual nas ruas da Índia

Assobios, cantadas, ofensas e até mesmo contato físico indesejado...

Trauma e superação da violência doméstica

É impossível dizer o que ocorre no segundo do...

Assassinato de jovem homossexual sensibiliza população

Depois de passar 24 dias internado, o sofrimento de...
spot_imgspot_img

Malala: ‘Nunca pensei que mulheres perderiam seus direitos tão facilmente’

Uma bala não foi capaz de silenciá-la, e agora Malala Yousafzai está emprestando sua voz às mulheres do Afeganistão. Em apenas alguns anos desde que o Talebã retomou o controle do país,...

Produção percorre rotas oginais do tráfico de escravizados na África séculos depois

A diretora baiana Urânia Munzanzu apresenta o documentário "Mulheres Negras em Rotas de Liberdade", como uma celebração à ancestralidade, à liberdade e às lutas...

Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios

O Ministério das Mulheres está divulgando uma cartilha do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, produzida em parceria com a ONU Mulheres, com o objetivo...
-+=