Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira inaugura campus no município baiano de São Francisco do Conde

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Ministra Luiza Bairros participa de solenidade na tarde de hoje, assim como o o ex-presidente Lula, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro da Educação, José Henrique Paim, e a reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Situado a 67 quilômetros de Salvador, São Francisco do Conde celebra hoje (12/05), a inauguração do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no município. A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), participa  da solenidade assim como o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro da Educação José Henrique Paim, e a reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes.

As atividades acadêmicas do Campus de São Francisco do Conde foram iniciadas em fevereiro de 2013, com cursos de graduação e pós-graduação a distância. Mas é a partir do dia 26 deste mês, que começarão as atividades dos cursos presenciais, o que motivará a ocupação mais efetiva do campus e o fortalecimento das áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na modalidade graduação presencial serão oferecidos os cursos de Bacharelado em Humanidades (BHU) e Letras – Língua Portuguesa. Na modalidade a distância, na graduação, o curso de Administração Pública (Bacharelado) e, na pós-graduação, as especializações ‘Gestão Pública’, ‘Gestão Pública Municipal’ e ‘Gestão em Saúde’.

Unilab – a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira é uma autarquia do Ministério da Educação, com sede na cidade de Redenção, estado do Ceará. A instituição foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e instalada em 25 de maio de 2011, e tem o objetivo de ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária.

A universidade tem como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, especialmente os africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional. A CPLP é integrada pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Metade das vagas dos cursos de graduação da Unilab são destinadas a brasileiros e a outra metade para estrangeiros. Além da perspectiva da Cooperação Internacional Solidária Sul-Sul, a Unilab está alinhada com a política de interiorização do Ensino Superior do Ministério da Educação, o que motiva a instalação de seus campi no interior do Ceará e da Bahia.

Minha Casa, Minha Vida

Hoje, além da inauguração do campus da Unilab, a prefeitura de São Francisco do Conde entregará 60 casas do programa municipal ‘Sonho Meu – Minha Casa de Verdade’, para famílias que vivem em situação de risco habitacional, social, ou estão no programa de auxílio aluguel. A cidade é também parceira do Governo Federal no programa “Minha Casa Minha Vida”, através do qual estão sendo construídos 320 apartamentos no bairro do Gurugé. A meta, com os programas federal e municipal, é entregará mais 380 casas até o final do ano.

De acordo com a prefeita Rilza Valentim, a prefeitura investiu R$23 milhões nos programas habitacionais “Sonho Meu – Minha Casa de Verdade” e “Tá Rebocado e Pintado”, desde 2009. No primeiro, são construídas e doadas as casas. No segundo, o beneficiário recebe apoio para reformar o imóvel do qual já é proprietário. O objetivo é eliminar o déficit habitacional e melhorar as condições de moradia no município de 36.677 habitantes.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Francisco do Conde

Fonte: Seppir

-+=
Sair da versão mobile