Universidade estadual do Maranhão terá cota para índios e negros

 

A Universidade Estadual do Maranhão terá de reservar ao menos 10% de suas vagas de graduação para estudantes vindos de comunidades indígenas e outros 10% para estudantes negros que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.

A política de cotas na universidade estadual havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa, mas foi vetada pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Os deputados, no entanto, derrubaram o veto do Executivo.

A nova lei foi promulgada na semana passada pelo presidente da Assembleia, Marcelo Tavares (PSB), e publicada no “Diário Oficial” da última segunda-feira (22).O governo estadual tem agora 60 dias para regulamentar a lei.

A Uema não comentou a aprovação da lei. O processo seletivo para 2011 já foi iniciado a primeira fase das provas já aconteceu. Para o próximo ano foram oferecidas 3.624 vagas em nove campi em todo o Estado.

Para a secretária-adjunta da Igualdade Racial do Maranhão, Benigna Almeida, a criação das cotas é importante para garantir os direitos destes povos “que historicamente foram colocados à margem”. A secretária-adjunta disse que a pasta vai pressionar para que a lei seja implantada na prática.

Na semana passada, índios guajajara bloquearam uma rodovia federal para exigir do governo estadual melhorias no transporte e na alimentação escolar indígena. O governo do Estado informou que o veto da governadora seguiu parecer da Procuradoria Geral do Estado, que entendeu que a reserva de vagas é matéria de competência exclusiva do chefe do Executivo.

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Chico Gomes (DEM) e foi discutido com a Secretaria Estadual de Igualdade Racial.

 

Fonte: Imperatriznoticias

+ sobre o tema

Google celebra 105º aniversário de Lupicínio Rodrigues

O Google está celebrando o 105º aniversário do cantor...

Documentário sobre 2Pac e mãe do rapper ganha trailer; assista

Dear Mama, série documental sobre relação entre 2Pac e a mãe...

Mortes: Mãe Lídia dedicou 70 anos ao candomblé na Bahia

Lídia Queiroz dos Santos, a mãe Lídia, era uma...

para lembrar

Capa da Rolling Stone Brasil com Taís Araújo e Lázaro Ramos concorre a prêmio

A edição 113 da revista Rolling Stone Brasil –...

O programa de rádio que ajudou a ‘ressuscitar’ crianças do genocídio de Ruanda

Esta é a história de três meninos quase perdidos...

Reparação da escravidão nos Estados Unidos: O processo já começou

Boston (Estados Unidos) – A alaiONline está publicando, na Categoria...
spot_imgspot_img

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...

Ícone da percussão, Naná Vasconcelos ganha mostra no Itaú Cultural

O Itaú Cultural, localizado na avenida Paulista, em São Paulo, abre nesta quarta-feira (17) a Ocupação Naná Vasconcelos, em homenagem ao músico pernambucano falecido em 2016. A mostra é...

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...
-+=