Universitário diz sentir tratamento desigual

 

Estudante do terceiro ano de administração da faculdade Zumbi dos Palmares, Marcus Vinicius dos Santos, 34, encerrou o estágio de dois anos em um banco e avalia agora algumas propostas de emprego.
Com o valor que recebia do estágio, R$ 1.200, ajudava a renda da família -em torno de cinco mínimos-, que mora em casa própria na zona oeste da capital.
“Minha mãe trocou o carro por um zero neste ano, e sinto que o poder de compra de nossa família melhorou muito nos últimos anos.”
Apesar da melhoria no padrão de consumo da família, Santos afirma que, como consumidor, não sente o mesmo tratamento dado aos não negros.
“Veja como um negro e um branco são tratados quando entram em uma concessionária, por exemplo. Como são atendidos? Acho que somos vistos como os integrantes da periferia, que não têm renda nem condições de comprar.”
Para o professor Nelson Inocêncio, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB (Universidade de Brasília), o consumidor negro ainda é “preterido” pela mídia.
“Brancos vendem produtos; negros, não. Esse é um estereótipo ultrapassado. Os empresários têm de estar atentos para o atual contexto e respeitar as diversidades”, afirma o pesquisador. (CR)

 

 

Fonte: Folha e S.Paulo

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.