‘Uso de pronomes representa uma conquista’, explica executiva trans

Não é a primeira vez que escrevo uma coluna sobre o uso de pronomes. Confesso que essa é uma luta que venci parcialmente. As pessoas mais próximas a mim respeitam os meus pronomes e na maioria dos casos desconhecidos também. Mas, vez ou outra, aparece alguém que está digamos… ‘aprendendo’. E saiba que, às vezes, o aprendizado é longo.

Pronomes me parecem algo tão básico que fico surpresa quando reagem ao assunto como se complexo fosse. Basta praticarmos uma escuta atenciosa a uma pessoa trans para identificarmos, sem maiores constrangimentos, o pronome de tratamento. Podemos, por exemplo, atentar como ela se refere a si, como os conhecidos se dirigem a ela, e por aí vai.

No mundo corporativo algumas empresas incentivam os seus colaboradores (cis e trans) a colocarem na assinatura dos e-mails os pronomes que devem ser utilizados. No meu caso, algo como: “Danielle Torres (ela, dela)”.

Inclusive, quando vejo meus colegas cis adotando pronomes em suas assinaturas, transmite-me um sentimento de acolhimento e também a sensação que todos nós partimos de um ponto de igualdade. Algumas redes sociais já entenderam essa necessidade e incluem a opção de indicar os pronomes logo após o nome, independentemente do gênero de cada um.

Não obstante, já me indagaram se está tudo bem perguntar quais pronomes utilizo. A minha resposta costuma ser: “Diante de tantas indicações, precisa?”

Por eu ser trans, alguns imaginam que tenho quase um compromisso de ensinar constantemente sobre o universo LGBTQIA+. Porém, assim como em outros temas relacionados a minorias, acredito que cada um de nós deve aprender sobre aspectos que propiciam uma convivência social adequada ou que envolvam direitos. A internet está repleta de bons materiais para pesquisa desse e outros temas.

Fico a pensar o motivo que algumas pessoas demonstram dificuldade em utilizar o pronome correto. Certamente não é um único fator, mas um conjunto que explica esse comportamento. Acredito que um deles inclui o fato que pessoas cisgênero terem uma garantia social de que os seus pronomes serão respeitados. Assim, muitas acabam por não refletir quanto ao impacto que o uso indevido de um pronome pode causar no outro.

Nós que somos transgênero, por outro lado, lutamos constantemente por inclusão, direitos e respeito. Os pronomes são um alicerce e representam uma conquista, podendo inclusive estar relacionado a manutenção da nossa saúde mental.

+ sobre o tema

Maioria entre informais, mulheres têm lugar central na inédita renda emergencial

Por três meses, mães chefes de família terão acesso...

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Recriando nossas potencialidades e enfrentando o medo de contar nossa própria história

Por que é tão difícil para nós mulheres negras...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

Em pregação, pastora promove racismo e LGBTfobia

Pastora promove racismo e LGBTfobia em pregação: entenda o...

Visibilidade trans: matrículas com nome social dobram no último ano em SP

O número de matrículas registradas com nome social nas...

“A chapa 11 é o direito à voz e a vez das advogadas negras”, diz Raquel Preto

Raquel Preto compõe como tesoureira a chapa "Coragem e...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

Assassinatos de pessoas trans vítimas do racismo crescem 15%

De 321 mortes de pessoas trans em 2023, quase três quartos (74%) foram registradas na América Latina e no Caribe e quase um terço...

Campanha comemora 20 anos do mês da visibilidade trans no Brasil

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, nesta semana, a campanha Os 20 anos da visibilidade trans no Brasil, que celebra as...
-+=