USP abre seleção para estudos das “escrevivências” com Conceição Evaristo

Processo vai selecionar três alunos de mestrado da USP que atuarão em atividades coordenadas pela escritora e nova titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência

FONTEDo Jornal da USP
A escritora Conceição Evaristo (Imagem: Joyce Fonseca/Divulgação)

Estão abertas as inscrições para seleção de três alunos de mestrado da USP que atuarão em atividades coordenadas pela escritora Conceição Evaristo, nova titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Itaú Cultural. A cátedra é destinada a fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global. As inscrições vão até dia 22 de agosto, às 18 horas, e devem ser feitas via formulário on-line. A lista dos escolhidos na primeira etapa do processo será divulgada no dia 29 de agosto no site do IEA. Eles serão entrevistados pela coordenação da cátedra e pela catedrática no período de 1º a 6 de setembro.

Os três pós-graduandos contribuirão para a construção de um produto teórico relacionado ao conceito de “escrevivência”, utilizado pela escritora para referir-se à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, das experiências de vida dela, das mulheres negras e do povo afro-brasileiro em geral. Os selecionados poderão receber bolsa mensal de R$ 2.349,60, por um período de 12 meses.

Ao se inscrever, o pós-graduando deverá anexar currículo atualizado com até duas páginas, histórico escolar e carta de apresentação com motivação e interesse no programa proposto pela catedrática, destacando habilidades e capacitação que contribuam com as atividades da cátedra, projeto de pesquisa de mestrado, com resumo, e carta de anuência do orientador. Serão priorizadas as pesquisas relacionadas à apropriação da língua portuguesa pelas classes populares, à subjetividade negra diante do racismo e à produção atual das e nas periferias brasileiras.

Leia a íntegra do edital da seleção e conheça os pré-requisitos para participar da seleção.

Programa de Trabalho de Conceição Evaristo

A titularidade 2022/2023 da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência propõe um alargamento dos horizontes acadêmicos, com o objetivo de suscitar a troca de conhecimentos entre a academia e as expressões populares. Conceição Evaristo tem discutido há tempos uma forma de descentralizar as informações, uma forma de dialogar com as ações artísticas, sociais e culturais de outras localidades, fazendo um exercício de descobrir outras produções de conhecimento oriundas dos pontos suburbanos, periféricos, divergentes.

O programa de trabalho para a titularidade propõe um aprofundamento nas questões que envolvem a língua portuguesa, suas variações, construções e expressões, e será desenvolvido em três frentes de atuação:

  • Estudos sobre escrevivência – Trabalhar com o conceito de escrevivência a partir de contextualizações históricas da autora. Analisar desde o primeiro uso do termo, como se tem dado essa apropriação, pensar a escrevivência como aporte teórico para compor e ler objetos de pesquisa em vários campos de conhecimento.
  • Escrevivência e educação literária – Como trabalhar o conceito de escrevivência nas práticas em sala de aula do ensino fundamental ao ensino médio.
  • Escrevivências da juventude – Como os jovens produzem suas escrevivências, o que leem, o que escrevem; avaliar as interferências nos diálogos, as conexões entre as produções, inclusive daqueles que já estão na mídia.
-+=
Sair da versão mobile