USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

Enviado por / FonteCatraca Livre

Veja como baixar mais de 900 livros e 7.400 revistas online e de graça, variando de engenharia a artes; acesse conhecimento ilimitado agora

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça.

Esses materiais abrangem uma variedade de campos, incluindo engenharia, saúde, educação, turismo, arquitetura e coleções temáticas especiais, e estão disponíveis para download através de plataformas online.

Junto com os mais de 900 livros disponíveis, há também mais de 7.400 publicações internacionais de 60 países diferentes, incluindo jornais e revistas que tratam de temas como gastronomia, artes, ciências, esportes e entretenimento.

Além dos livros, diversas revistas também estão disponíveis para download de graça

As revistas acadêmicas de vários departamentos da USP também estão acessíveis gratuitamente. O arquivo digital engloba o conteúdo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais.

Essas plataformas representam uma excelente fonte de recursos para estudiosos e para todos aqueles interessados em uma ampla gama de áreas de estudo. Uma das vantagens do ambiente digital é a facilidade de acesso ao conhecimento de diversas disciplinas, eliminando a necessidade de deslocamento físico.

Para saber mais sobre o que está disponível em cada uma das plataformas da USP e como acessá-las, confira:

Portal de Livros Abertos da USP

Criado em março de 2016, o sistema do Portal de Livros Abertos da USP é semelhante ao utilizado pelas Universidades de Stanford, nos Estados Unidos, e Simon Fraser, no Canadá, e atualmente é gerenciado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD).

A USP já publicou mais de 900 títulos, oferecendo obras que os usuários podem baixar integralmente. Essas obras abrangem uma variedade de assuntos, como engenharia, saúde, arquitetura, educação e turismo.

O portal também inclui séries temáticas, como Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia. Além disso, conta com livros que abordam questões relacionadas ao ambiente universitário. Para conhecer todos os livros do catálogo e os lançamentos, clique aqui.

Portal de Revistas da USP

Desde 2008, este portal reúne uma biblioteca digital com centenas de revistas publicadas pelas diversas unidades de ensino e pesquisa que compõem a Universidade.

Todas as revistas são de acesso aberto e contêm o texto completo dos artigos publicados. Completando 15 anos, este portal reúne números significativos: 201 títulos de periódicos, cerca de 25 milhões de acessos e mais de 20 milhões de downloads de artigos, de acordo com dados de 2021.

Mantido pela equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, o portal traz publicações de diversas áreas do conhecimento, como ciências da saúde, exatas, humanas, linguística, letras e artes. Clique aqui para acessar a plataforma.

+ sobre o tema

Enem: cinco temas de Redação que podem cair na prova

Para fazer uma boa redação do Enem, é preciso...

Sisu 2023: número de participantes volta a subir após 8 anos em queda; Nordeste é região com mais inscritos

No total, 1.073.024 de pessoas se inscreveram no processo seletivo do Sistema...

para lembrar

“Só nos dão o osso” – releia entrevista com Ariano Suassuna

Confira conversa realizada com o autor, que morreu nesta...

A emergência de um novo olhar para a literatura afro brasileira

É sabido que a Literatura, em especial a brasileira,...

Territorialidades de Cidinha da Silva

Programa Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato...

Literatura africana de língua portuguesa: 10 obras fundamentais

  por Sandro Brincher – Já li em alguma antologia...
spot_imgspot_img

Morre Maryse Condé, grande voz negra da literatura francófona, aos 90 anos

Grande voz da literatura francófona, a escritora de Guadalupe Maryse Condé morreu na madrugada desta terça-feira (2), segundo informou à AFP seu marido, Richard Philcox. A causa...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça; faça o download

A grana está curta para comprar livros? Temo uma excelente notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma biblioteca virtual com mais de 900 livros...

“Perda de aulas por tiroteios na Maré agrava desigualdade”

Desde 2014 à frente da editora Caixote, a jornalista e escritora carioca Isabel Malzoni mergulhou no universo das violências sofridas por crianças e adolescentes que moram no complexo...
-+=