USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

Veja como baixar mais de 900 livros e 7.400 revistas online e de graça, variando de engenharia a artes; acesse conhecimento ilimitado agora

FONTECatraca Livre
Plataformas da USP que oferecem livros com downloads gratuitos - Créditos: Cecília Bastos/USP Imagem

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça.

Esses materiais abrangem uma variedade de campos, incluindo engenharia, saúde, educação, turismo, arquitetura e coleções temáticas especiais, e estão disponíveis para download através de plataformas online.

Junto com os mais de 900 livros disponíveis, há também mais de 7.400 publicações internacionais de 60 países diferentes, incluindo jornais e revistas que tratam de temas como gastronomia, artes, ciências, esportes e entretenimento.

Além dos livros, diversas revistas também estão disponíveis para download de graça

As revistas acadêmicas de vários departamentos da USP também estão acessíveis gratuitamente. O arquivo digital engloba o conteúdo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais.

Essas plataformas representam uma excelente fonte de recursos para estudiosos e para todos aqueles interessados em uma ampla gama de áreas de estudo. Uma das vantagens do ambiente digital é a facilidade de acesso ao conhecimento de diversas disciplinas, eliminando a necessidade de deslocamento físico.

Para saber mais sobre o que está disponível em cada uma das plataformas da USP e como acessá-las, confira:

Portal de Livros Abertos da USP

Criado em março de 2016, o sistema do Portal de Livros Abertos da USP é semelhante ao utilizado pelas Universidades de Stanford, nos Estados Unidos, e Simon Fraser, no Canadá, e atualmente é gerenciado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD).

A USP já publicou mais de 900 títulos, oferecendo obras que os usuários podem baixar integralmente. Essas obras abrangem uma variedade de assuntos, como engenharia, saúde, arquitetura, educação e turismo.

O portal também inclui séries temáticas, como Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia. Além disso, conta com livros que abordam questões relacionadas ao ambiente universitário. Para conhecer todos os livros do catálogo e os lançamentos, clique aqui.

Portal de Revistas da USP

Desde 2008, este portal reúne uma biblioteca digital com centenas de revistas publicadas pelas diversas unidades de ensino e pesquisa que compõem a Universidade.

Todas as revistas são de acesso aberto e contêm o texto completo dos artigos publicados. Completando 15 anos, este portal reúne números significativos: 201 títulos de periódicos, cerca de 25 milhões de acessos e mais de 20 milhões de downloads de artigos, de acordo com dados de 2021.

Mantido pela equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, o portal traz publicações de diversas áreas do conhecimento, como ciências da saúde, exatas, humanas, linguística, letras e artes. Clique aqui para acessar a plataforma.

-+=
Sair da versão mobile