Valdecir Nascimento: Carta manifesto de apoio a Valdecir Nascimento

Exmo.sr. Jaques Wagner

Governador do Estado da Bahia

Salvador/BA

Excelentíssimo Senhor Governador,

Historicamente a luta das mulheres avança desde o ambiente familiar até as Convenções Globais. Na Bahia, tivemos a oportunidade de construir participativamente avanços a partir da atuação da SEPROMI, cuja prática, apesar de todas as limitações orçamentárias e de pessoal, tornou-se referência nacional ao ponto da nossa Secretária Luiza Bairros, ter sido alçada ao cargo de Ministra da SEPPIR.

A Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia, no período de 2008 a 2010, definiu, através da Superintendente de Políticas para Mulheres, Valdecir Nascimento, importantes ações para o desenvolvimento de programas e atividades voltados para a implementação de políticas de promoção de eqüidade para as mulheres do estado. O trabalho baseado na prevenção e enfrentamento da violência; na promoção de políticas afirmativas para as mulheres na saúde, educação, trabalho, participação política e a articulação institucional buscou a transversalidade das ações como única forma possível de garantir a incorporação da melhoria da vida das mulheres em todas as dimensões da sociedade.

Ao assumir a Superintendência de Políticas para as Mulheres, Valdecir Nascimento, foi uma incansável gestora de políticas públicas e representante das lutas das Mulheres, dos Movimentos Negros, dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura familiar e das Organizações da Sociedade Civil. O trabalho realizado por Valdecir Nascimento foi reconhecido e aplaudido pela ex-ministra Nilcéa Freire, que além de adotar o programa local de Enfrentamento da Violência como modelo a ser replicado em outros estados brasileiros, elegeu a Bahia, por conta da qualidade do trabalhado aqui desenvolvido, para apresentar o relatório de final de gestão da SPM/PR. Na oportunidade, mulheres usuárias dos serviços, gestoras da capital e interior, bem como, de vários estados do país, ovacionaram Valdecir em reconhecimento, admiração e apoio ao seu fazer público, fruto do diálogo democrático e propositivo.

Valdecir Nascimento foi formada nas lutas democráticas e libertárias dos movimentos negro e de mulheres negras e tem mostrado ao longo de sua vida seu comprometimento com o combate ao racismo, sexismo e a promoção da igualdade social em nossa sociedade. Tal experiência lhe capacita a compreender que a pobreza em nosso país tem sexo e cor, ou seja, determinados grupos sociais, como mulheres, negros e indígenas, são mais vulneráveis e necessitam de políticas públicas diferenciadas para superar a situação de exclusão e marginalização em que se encontram.

Nesse sentido, gostaríamos de solicitar a Vossa Excelência atenção as nossas demandas, no que se refere a otimizar o trabalho que já vem sendo feito pela SEPROMI, através da indicação do nome da companheira Valdecir Nascimento, que pensamos ser o mais indicado para dar seguimento ao projeto iniciado, alinhando-o à gestão da SEPPIR e da SPM no âmbito do governo federal e aprofundando as ações pautadas pelo movimento negro e de mulheres do estado da Bahia.

Temos certeza de que Valdecir Nascimento reúne todas as qualidades para assumir a SEPROMI e continuar executando o importante trabalho da secretaria para a promoção da igualdade no estado da Bahia.

Desta forma, nós abaixo assinantes, confirmamos a solicitação de que Valdecir Nascimento seja o nome que representará nossas demandas na atual gestão estadual enquanto Secretária de Promoção da Igualdade, ficamos confiantes no apoio a atendimento ao nosso pleito, ao mesmo tempo em que desejamos mais uma gestão de realizações sustentáveis de igual importância para o Estado e para o País.

Atenciosamente,

Assinaturas:

Denize de Almeida Ribeiro – professora UFRB/ militante do Movimento de Mulheres Negras – BA

Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha (Valda Aroucha) – Coordenadora da AGENDHA

Vilma Reis – Profa. Sociologia, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias UNEB (CAMPUS SEABRA),Coordenação Colegiada do Programa CEAFRO.

Céres Santos – Coordenadora do CEAFRO/UFBA

Claudia Pons Cardoso – Professora assistente UNEB

Eide Paiva – Conselheira da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos das Lésbicas e Bissexuais do Conselho Municipal de Direito da Mulher de Conceição do Coité

Emanuelle Goes – Expressão Feminista / Molimnbra (Movimento de Mulheres Negras)

Karine de Souza Oliveira Santana, Secretaria Municipal de Saúde.

Raimunda Oliveira – Presidenta Centro de Estudos Teológicos Feminista do Norte e Nordeste do Brasil

Rosangela Costa Araújo – Professora Adjunta/UFBA

Suely Souza Santos

INSTITUIÇÕES QUE APÓIAM E ASSINAM

FÓRUM DE MULHERES DE LAURO DE FREITAS

AMMIGA- ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE ITINGA

LILÁS – LIGA DE LÉSBICAS DE LAURO DE FREITAS

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez   Diversas entidades e organizações...

Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em...

Militantes apontam racismo como um obstáculo para prevenção e tratamento da aids

Os militantes pelos direitos da população negra organizaram...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Ministras buscam parcerias com estados pela igualdade racial e de gênero

  As possibilidades de parcerias e convênios entre o governo...

Encontro reúne filósofos da América e da África

A conferência assume-se como um contributo ao diálogo «fluído»...

Caminhada Cultural Pela Liberdade Religiosa e Pela Paz.

No Brasil, devido a convivência de várias culturas...

Excelência, se o povo gritar o senhor acorda?

Por: Arísia Barros A Terra dos Marechais é...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=