“Vale do Dendê”: Salvador ganha escritório colaborativo para negros

Inscrições gratuitas estão abertas para 10 profissionais de diferentes áreas ocuparem o espaço

Do Revista Gambiarra

Se a Califórnia, nos Estados Unidos, é conhecida mundialmente por abrigar um conjunto de empresas de tecnologia denominada Vale do Silício, a proposta do escritório colaborativo Ujamaa é tornar Salvador o ponto de encontro e de partida do afroempreendedorismo brasileiro com o nome de “Vale do Dendê”.

A proposta inovadora no mercado brasileiro consiste em reunir, na sede do Instituto Mídia Étnica, diversos profissionais de diferentes áreas que tenham negócios, consolidados ou não. Para começar, o primeiro coworking para afroempreendedores do Brasil abriu as inscrições gratuitas para os 10 primeiros empreendedores.

Localizado no bairro Dois de Julho, centro de Salvador, o escritório possibilitará que os profissionais tenham interação entre eles, incluindo consultoria, assistência e capacitação. No espaço, os afroempreendedores terão acesso à salas mobiliadas, climatizadas, wifi, local para reuniões e desconto em cursos e seminários nas áreas de gestão e negócios. Para os organizadores do Ujamaa, a proposta de reunir, em um mesmo espaço, diversos profissionais, colabora com a redução dos custos na criação e manutenção de um escritório próprio e ajudam no fortalecimento das iniciativas.

Economia colaborativa – Ujamaa, nome que, na língua africana Swahili significa economia cooperativa, tem o objetivo de divulgar o conceito da economia compartilhada. Segundo o diretor executivo do Instituto Mídia Étnica, Paulo Rogério Nunes, o espaço será uma importante ferramenta para os afroempreendedores para compartilhar ideias, projetos e realizar parcerias.

Os afroempreendedores terão até o dia 10 de janeiro para se inscrever, de forma gratuita, no processo seletivo que contemplará 10 iniciativas hóspedes no Ujamaa, entre os turnos da manhã e tarde, a partir de 1º de fevereiro de 2016. O Instituto Mídia Étnica (IME) recebeu o apoio da Brazil Foundation, que subsidiará o projeto, nesse sentido, o empreendedor pagará uma taxa mensal de manutenção no valor de R$100,00. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de janeiro nas redes sociais do Instituto Mídia Étnica e do Portal Correio Nagô.

+ sobre o tema

Bordadeiras querem acabar com a figura do “atravessador”

Elas foram descobertas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga Por Thaís...

Ter mais mulheres nos conselhos das empresas interfere no valor de sua ações?

Até aqui, o que se sabia através de pesquisas...

Dublin capital da Irlanda tem vagas de emprego para fluentes na Língua Portuguesa

Empresa de Recrutamento e Seleção procura 'Portuguese Speakers' para...

Curso gratuito Manicure e Pedicure Profissional

Ligue e faça sua inscrição Estão abertas inscrições para...

para lembrar

Mulheres com formação técnica são maioria no mercado de trabalho, diz Rais

Em 2013, grupo representou 55%, informou a Relação Anual...

Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, aponta pesquisa

Mariana teve um fax esfregado em seu rosto pela...

Shopping Taboão abre 120 vagas para novas lojas

- Fonte: G1 - Há oportunidades para estoquista,...

CUBATÃO: Cursan abre concurso para 62 vagas diversas, mais cadastro de reserva

Fonte:Cubatão.SP -   Estão abertas as inscrições para...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...
-+=