Valor Econômico repercute recomendações de Geledés em fórum da ONU

Geledés na ONU, incidencia internacional de Geledés Instituto da Mulher Negra
Enviado por / FontePor: Katia Mello

Documento entregue às Nações Unidas foi escrito por organizações negras brasileiras para erradicar a pobreza

O Valor Econômico repercutiu, nesta sexta-feira 12, o anúncio do Brasil durante o Fórum Político de Alto Nível 2024 (HLPF de comprometimento para acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição, metas que constam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) discutidos em plenária.

De acordo com texto do jornal econômico, o evento, que tem como temática “Reforçando a Agenda 2030 e erradicando a pobreza em tempos de múltiplas crises” e que acontece entre 8 a 17 de julho na sede das Nações Unidas, em Nova York, se destina a revisar cinco ODS específicos: erradicação da pobreza (ODS 1), fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), ação contra a mudança global do clima (ODS 13), paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16) e parcerias para a implementação dos objetivos (ODS 17).

Ainda de acordo com o Valor, durante o fórum, o Brasil apresenta seu Relatório Nacional Voluntária (VNR, sigla em inglês), pontuando os avanços, os retrocessos e desafios na década da ação da Agenda 2030. Neste cenário, o Estado brasileiro aceitou recomendações feitas por organizações negras da sociedade civil que, com viés racial, levantaram pontos cruciais a serem incluídos no documento final.

Em entrevista ao jornal, Letícia Leobet, assessora internacional de Geledés, presente no evento da ONU, afirmou que “entre as recomendações (feitas pelas organizações) está o enfrentamento ao racismo para a erradicação da pobreza”. E acrescentou: “O Estado brasileiro acatou recomendações levadas por organizações negras brasileiras como Geledés -Instituo da Mulher Negra, Casa Sueli Carneiro, Coalizão Negra por Direitos, Criola, PerifaConnection, Vidas Negras com Deficiência Importam, Marcha das Mulheres de São Paulo e Alma Preta, que elaboraram conjuntamente um documento com pontos fundamentais para a promoção da igualdade racial e o desenvolvimento sustentável”, completa.

Reprodução/ Valor Econômico

+ sobre o tema

para lembrar

Brasileiros participam de Curso para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos na OEA

Três representantes de entidades da sociedade civil brasileiras, entre...

Brasil responde a processo inédito por discriminação racial no trabalho na Corte IDH

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) realizou...

Geledés e OEA juntas em Washington

Em parceria com a Missão Brasileira na Organização dos...

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento...

Estratégias de enfrentamento ao racismo global – Um evento de Geledés em NY

Em resposta ao desafio da Segunda Sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre os Afrodescendentes, que acontece entre os dias 30 de maio...

Governo federal apresenta ODS 18 sobre igualdade étnico-racial em evento na ONU

O Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República e com apoio do Pnud, realiza nesta terça (16/7) evento paralelo ao Fórum...

“Reparação é reconhecer o que a História nos negou. E não é algo que a humanidade desconheça”, diz Epsy Campbell

Epsy Campbell Barr, presidenta do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU, deu uma parada em sua tribulada agenda durante o 3º Fórum Global contra o Racismo...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.