Vasco recebe homenagem em fórum sobre o racismo no futebol

Por sua história de luta contra a desigualdade racial no esporte, o Vasco foi homenageado nesta segunda-feira no “Fórum Racismo no Futebol”, realizado em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O episódio dos “Camisas Negras”, ocorrido em 1923, quando o clube se recusou a demitir seus jogadores negros e mulatos para participar do campeonato do ano seguinte foi considerado um marco.

O escolhido para representar o Vasco e receber a placa comemorativa foi o meia Felipe.

– É uma satisfação enorme. Agradeço a todos. Esta luta contra o racismo é muito importante. Felizmente temos poucos casos aqui no Brasil, mas ao redor do mundo ainda vemos coisas deste tipo. Esperamos que isto acabe – disse o camisa 6.

Um dos organizadores do evento, Carlos Alberto Valadares, presidente da Fenadados, elogiou a tradição vascaína de não permitir a segregação racial.

– Não dá para falar de luta contra o racismo e não falar do Vasco. Já em 1923 o clube deu um grande exemplo quando se retirou da competição – afirmou.

Felipe Michel, ex-jogador do Fla e atualmente político, ressaltou a importância desta discussão para que o racismo no futebol não seja visto como uma coisa banal.

– O racismo é uma questão séria e precisa ser debatida. Infelizmente este tipo de coisa ainda acontece. É necessário fazer alguma coisa contra isso.

Além de Felipe, participaram o evento os ex-jogadores Athirson, ex-Fla, e Willian, ex-Vasco, Flamengo e Fluminense.

 

Fonte: Boainformação

+ sobre o tema

para lembrar

Cassandra Wilson volta mais próxima do blues

Intérprete de jazz, que diz sentir afinidade com o...

RIP Mister Funk Santos

por luisnassif Mr. Funky Santos, um dos astros...
spot_imgspot_img

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

Will Smith, após duas décadas afastado da música, vai cantar no Rock in Rio

O ator Will Smith, que também tem uma carreira paralela na música, virá ao Brasil neste mês de setembro para cantar no Rock in Rio. O anúncio foi...

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...
-+=