Veja as taxas de Dilma, Serra e Marina por região e sexo, na pesquisa Ibope

Instituto divulgou levantamento de intenção de voto nesta segunda.
Dilma, que tinha desvantagem até junho, superou Serra entre as mulheres.

 

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (16) uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Os resultados principais foram publicados no mesmo dia pelo G1. Além dos números gerais, o instituto calculou as taxas dos candidatos por segmentos do eleitorado.

O quadro ao lado mostra as taxas de intenção de voto dos três principais candidatos, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), nas três últimas pesquisas nacionais do Ibope, uma com entrevistas feitas de 26 a 29 de julho, outra de 2 a 5 de agosto, e a terceira, de 12 a 15 de agosto.

Na média nacional, por exemplo, Dilma obteve 43% das intenções de voto, e Serra, 32%, na última pesquisa. Mas, contando apenas o Nordeste, Dilma teria 53%, e Serra, 24% (na pesquisa anterior, eram 46% e 27%, respectivamente). Se apenas o Sul fosse contado, Dilma teria 35%, e Serra, 44% (no levantamento anterior, eram 34% e 42%).

Sobre a pesquisa
O levantamento foi encomendado ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23.548/2010. O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de quinta-feira (12) a domingo (15).

Na média nacional, o Ibope registrou que Dilma teve 43% das intenções de voto, Serra, 32%, e Marina, 8%. Dentre os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 9%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter de 41% a 45%; Serra, de 30% a 34%; e Marina, de 6% a 10%.

Intenções por sexo
Dilma conseguiu reverter desvantagem em relação ao tucano entre o eleitorado feminino. Até junho, ela tinha menor intenção de votos, chegando ao empate técnico em julho, situação que se manteve em agosto. No levantamento desta segunda-feira, quando se leva em conta apenas o sexo do eleitor, Dilma Rousseff obteve 47% entre os homens e 39% entre as mulheres. No levantamento anterior, ela tinha 43% dos votos masculinos e 35% das mulheres.

O candidato José Serra teve 31% das intenções de voto dos eleitores do sexo masculino e 33% do feminino. Na pesquisa anterior, Serra tinha 33% das preferências do eleitorado masculino e 34% do feminino.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

DEFINIDO : 30% do Fundo Eleitoral será para candidaturas femininas

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu terça-feira (22), que...

Erica Malunguinho, primeira deputada estadual transgênera de São Paulo

Erica Malunguinho da Silva será a primeira trans da...

para lembrar

Sobre o filme Corra! e a constante descolonização do nosso pensamento

Corra! para muitos não passará de um suspense, mas...

‘Sofri um estupro coletivo no dia do meu casamento’

Queniana Terry Gobanga foi estuprada por grupo de homens,...

Prêmio literário para mulheres é lançado no Planalto

O governo federal lançou nesta quarta-feira (5) o Prêmio...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=