Veja todas as vacinas disponíveis no SUS de acordo com calendário do Ministério da Saúde

Imunizantes contra influenza, febre amarela, poliomielite, sarampo e diversas outras doenças são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde; confira detalhes, como número de doses, composição e intervalo entre as doses.

Dia Nacional da Imunização é celebrado nesta sexta-feira (9) e tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, que têm grande impacto tanto para o indivíduo quanto para a saúde coletiva, como destaca o Ministério da Saúde.

O esforço de aplicar vacinas em todo o país virou referência para o mundo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PNI foi formulado em 1973 e completa cinco décadas neste ano.

Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, afirma que vacinas e água potável são as duas intervenções que mais trouxeram benefícios para a humanidade. “Isso é reconhecido em saúde pública mundialmente. As vacinas, sozinhas, foram responsáveis por um ganho de aproximadamente 30 anos na expectativa de vida da população.”

No entanto, na última década, as coberturas vacinais têm sofrido sucessivas quedas no país. No caso das crianças, só a BCG, que protege contra a tuberculose, atingiu a meta de vacinação em 2022. Hoje, o Brasil é considerado um país de alto risco para a volta da paralisia infantil – e ainda pode perder o controle da difteria e a eliminação da rubéola e do tétano neonatal.

Confira abaixo quais as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para cada grupo da população — de crianças a idosos.

  • HPV;
  • Hepatite;
  • Sarampo;
  • Caxumba;
  • Rubéola;
  • E outros 17 tipos de imunizantes são disponibilizados entre campanhas específicas e nacionais, como as da Covid-19 e da Influenza 

Veja lista completa aqui

+ sobre o tema

Aborto legal é negado em 57% dos hospitais que governo indica para procedimento

Levantamento mostra que, entre os que realizam interrupção, há...

Demência atinge 6,6 milhões de mulheres, mais do dobro dos homens

A demência atinge na Europa cerca de 6,6 milhões...

Apaixonado pela Portela, enfermeiro morre de covid-19 no Rio

Evandro Barbosa, 55, foi mais um profissional infectado pelo...

Câncer de mama: espera de negras para iniciar tratamento é mais longa

Um estudo publicado recentemente no periódico científico Cancer sugere...

para lembrar

SUS fará teste de anemia falciforme em bebês

- CLIPPING - IROHIN - 09/05/2009 - Fonte: Folha...

A desigualdade na distribuição das UTIs em São Paulo

Três subprefeituras concentram 60% dos leitos de UTI no...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

Crianças de 10 a 11 anos serão as primeiras a vacinar contra dengue

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das vacinas contra a dengue. A pasta informou ainda que o lote inicial será...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de bolinha, rede e pula pula, a pequena Lara de Almeida, 4, é acompanhada por uma...

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil neste sábado (20). O...
-+=