Veja todas as vacinas disponíveis no SUS de acordo com calendário do Ministério da Saúde

Imunizantes contra influenza, febre amarela, poliomielite, sarampo e diversas outras doenças são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde; confira detalhes, como número de doses, composição e intervalo entre as doses.

Dia Nacional da Imunização é celebrado nesta sexta-feira (9) e tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, que têm grande impacto tanto para o indivíduo quanto para a saúde coletiva, como destaca o Ministério da Saúde.

O esforço de aplicar vacinas em todo o país virou referência para o mundo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PNI foi formulado em 1973 e completa cinco décadas neste ano.

Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, afirma que vacinas e água potável são as duas intervenções que mais trouxeram benefícios para a humanidade. “Isso é reconhecido em saúde pública mundialmente. As vacinas, sozinhas, foram responsáveis por um ganho de aproximadamente 30 anos na expectativa de vida da população.”

No entanto, na última década, as coberturas vacinais têm sofrido sucessivas quedas no país. No caso das crianças, só a BCG, que protege contra a tuberculose, atingiu a meta de vacinação em 2022. Hoje, o Brasil é considerado um país de alto risco para a volta da paralisia infantil – e ainda pode perder o controle da difteria e a eliminação da rubéola e do tétano neonatal.

Confira abaixo quais as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para cada grupo da população — de crianças a idosos.

  • HPV;
  • Hepatite;
  • Sarampo;
  • Caxumba;
  • Rubéola;
  • E outros 17 tipos de imunizantes são disponibilizados entre campanhas específicas e nacionais, como as da Covid-19 e da Influenza 

Veja lista completa aqui

+ sobre o tema

Ativista de direitos humanos morto no TO

Por chris Infelizmente, a notícia abaixo mostra a dimensão...

O Brasil tem metade dos médicos que precisa

Conheça o retrato dramático da saúde pública no Brasil...

Neurologista usa drama de Maguila para expor riscos a atletas

De acordo com especialista, ainda não há uma solução...

Mulher engravida do próprio irmão para ajudar cunhada estéril

Um inglesa topou gerar o filho do próprio irmão...

para lembrar

Ação judicial- aquisição de remédio

MEU RELATO.. Por Micaella Barreto, para o Portal Geledés  Nos últimos dias...

Relatório mostra violência no Brasil

Fonte:Írohín- Jornal Online-Direitos Humanos Genebra (Suíça) - A ONU alerta...

Dezembro vermelho: negros estão entre as principais vítimas do HIV no país

A colunista Isis Vergílio convida a amiga, a artista...
spot_imgspot_img

Estados membros se unem em prol dos direitos dos afrodescendentes

Em cenário em que a extrema direita coloca em xeque o multilateralismo, Geledés – Instituto da Mulher Negra obteve um considerável avanço ao reunir...

Saúde passa a monitorar doenças pelo recorte étnico-racial

O Ministério da Saúde lançou o Painel Equidade Étnico-racial, uma nova ferramenta que vai ajudar a monitorar e enfrentar as disparidades entre grupos étnicos e raciais no...

Sempre estivemos aqui. Histórias da ditadura seguem na invisibilidade

Na esteira das comemorações do Globo de Ouro e do Oscar conquistados pelo brilhante filme Ainda Estou Aqui – homônimo da produção literária de Marcelo Rubens...
-+=