Venezuela rompe relação com Colômbia

Por: ANDREA MURTA e FLÁVIA MARREIRO

Decisão ocorre momentos após Bogotá acusar Caracas na OEA, em Washington, de abrigar guerrilheiros das Farc

Evidências são fotos aéreas e vídeos; governo de Hugo Chávez ironiza provas e convoca órgão máximo da Defesa

A Venezuela anunciou ontem o rompimento de relações diplomáticas com a Colômbia, pouco após Bogotá apresentar na Organização dos Estados Americanos, em Washington, supostas provas da acolhida a guerrilhas colombianas no país vizinho.

Caracas fechou a sua embaixada na capital da Colômbia e deu 72 horas para que o embaixador colombiano deixe o país. O Executivo convocou uma reunião de emergência do Conselho de Defesa Nacional da Venezuela para estudar o caso.

O presidente Hugo Chávez acusou o colombiano Álvaro Uribe de tentar provocar uma guerra entre os vizinhos, com histórico de crises recentes.
As supostas evidências são fotografias, vídeos e fotos aéreas com identificações de coordenadas feitas pelos colombianos para indicar locais onde creem haver acampamentos das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional) em solo venezuelano.

Há cinco acampamentos -quatro das Farc e um do ELN- cujas coordenadas foram, segundo a Colômbia, confirmadas por grupos desmobilizados e por GPS. O governo crê haver atualmente de 20 a 39 acampamentos na Venezuela -ao longo dos anos, 87 já foram montados.

 

Bogotá diz que os grupos planejam ataques contra a Colômbia sem que Caracas aja para coibi-los e que 1.500 guerrilheiros estão abrigados na Venezuela. A Colômbia pediu que a OEA lidere, em até 30 dias, uma missão para comprovar sua existência.

A sessão emergencial fora pedida por Bogotá. “Mostramos essas provas várias vezes a Caracas, e como resposta recebemos insultos”, disse o embaixador colombiano, Luis Alfonso Hoyos.

O representante da Venezuela, Roy Chaderton, foi irônico: “Conta outra”. Ele disse que as imagens eram questionáveis e as coordenadas, conhecidas e descartadas.

Durante a noite, a Colômbia divulgou mais fotos.

 

“DIGNIDADE”
Enquanto corria a sessão na OEA, Chávez anunciava em Caracas o rompimento das já congeladas relações e ordenava um alerta na fronteira com a Colômbia, alegando risco de agressão.

Disse que a decisão foi tomada por “dignidade”. Minutos depois do anúncio em Caracas, o embaixador da Venezuela na OEA pediu a palavra para comunicar a ruptura. “Foi uma provocação. Mas em algumas provocações temos de cair mesmo”, disse à imprensa.

Autoridades presentes manifestaram ceticismo quanto às provas. “Não se sustentariam num tribunal”, disse um diplomata. O embaixador do Brasil na OEA, Ruy Casaes, pediu diálogo: “A América do Sul é uma região de paz e é fundamental manter essa característica”.

A jornalista FLÁVIA MARREIRO viajou a convite do governo da Colômbia

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Marian Anderson

Foto de Marian Anderson, de autoria de Carl Van...

UFMG realiza evento sobre I Congresso de Escritores e Artistas Negros

NA PROGRAMAÇÃO, SERÃO EXIBIDOS FILMES SOBRE O TEMA, SEGUIDOS...

Black Lightning: Raio Negro cai em cima do racismo, crime e violência policial

“A justiça, como um raio, deveria inspirar esperança a...

para lembrar

Negros escravizados no período colonial resistiram como puderam

Desde que os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, há...

Frederick Douglass

Frederick Douglass (nascido Frederick Augustus Washington Bayley (c.1818 -...

Afrofobia Versus Panafricanismo

Enquanto escrevo esta crónica, prosseguem na África do Sul...

Deixem meu cabelo em paz

Do lado de lá o "padrão" é cabelo liso. Do...
spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...
-+=