Vereador quer incluir ensino da Lei Maria da Penha nas escolas municipais

O ensino da Lei Maria da Penha nas escolas da rede municipal de ensino poderá ser obrigatório. A indicação solicitando que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, crie o projeto “Maria da Penha vai às Escolas”- nos moldes do existente Estado de Minas Gerais-, de autoria do presidente da mesa diretora, o vereador Vander Leite Gomes (PMDB) foi aprovada, por unanimidade, em plenário recentemente. A sugestão foi encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes da Silva, o Dudu (PMDB).

Vander explica que propositura poderá servi de instrumento de prevenção à violência contra a mulher no município. Foto: Cyntia Freitas

Do A Voz da Cidade

Segundo Vander, a propositura poderá servi de instrumento de prevenção à violência contra a mulher. O projeto “Maria da Penha vai às escolas”, integra a Rede de Educação em Direitos Humanos da Subsecretaria de Direitos Humanos e têm por objetivo despertar nos estudantes o interesse sobre as questões ligadas aos direitos humanos, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher.

“Este projeto implantado em Minas Gerais apoia-se na crença, cada vez mais firme, de que a escola é o lugar capaz de fazer a diferença no combate a todas as formas de violência praticadas, contra o público com maior vulnerabilidade social e individual (mulheres, idosos, homossexuais, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, entre outros), na construção de uma cultura de paz”, explica o presidente do Legislativo, informando ainda que dentro do projeto, foi criado o gibi ‘As Marias em: Maria da Penha vai às escolas’.

“Este material didático aborda de maneira lúdica a questão da violência doméstica sofrida pelas mulheres, visando contribuir para a incorporação de valores necessários ao pleno desenvolvimento dos estudantes como cidadãos engajados na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ele ainda contém sugestões de atividades sugeridas ao professor para a utilização do gibi em turmas do Ensino Fundamental e Médio”, ressalta.

Para o vereador, a implantação do projeto “Maira da Penha vai às escolas” ajudará no combate a violência doméstica e contra as mulheres no município. “O objetivo é promover a reflexão e o debate crítico sobre a violência contra a mulher e os meios para combatê-la nas escolas.

Assim, outras atividades e projetos com base no gibi podem ser desenvolvidos, a critério do professor, contribuindo assim para o aprimoramento desse material”, argumenta Vander.

LEI MARIA DA PENHA

Aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional, a lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tornou-se o principal instrumento legal para coibir e punir a violência doméstica contra as mulheres. A lei cria mecanismos nos termos do parágrafo 8° do artigo 226 da Constituição Federal e dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, alterando o Código Penal e Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal; ela também estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

Internet e educação, revolução silenciosa

Manuela d'Ávila O programa lançado pelo governo Lula em...

Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica

Combater o mito da genialidade, a perversidade dos pequenos...

A professora das crianças perdidas

Conhecida após a chacina da Candelária, Yvonne Bezzerra de...

Justiça Federal do CE anula 13 questões do Enem para todo o Brasil

Decisão foi em resposta ao MPF, que pediu anulação...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=