Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Enviado por / FonteUOL

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP) falou sobre os ataques racistas que sofreu na Câmara Municipal de Campinas, no interior de São Paulo.

A vereadora discursava na tribuna do plenário sobre um projeto que trata do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e um fundo municipal de valorização da comunidade negra na cidade quando começou a ouvir as ofensas.

“Eu conseguia identificar algumas coisas, mas não com tanta nitidez durante a minha fala. Eu subi em outros dois momentos [na tribuna do plenário], então o tempo todo ficaram xingando, mas [os xingamentos] eram de cunho político. Quando subi para falar desse projeto especificamente o tom mudou”, disse Paolla.

Segundo ela, era possível ouvir que o que ela estava dizendo era “mimimi” e também escutou a palavra “lixo”. “Até que de fato fui interrompida e consegui entender a frase toda que estava sendo dita. As vereadoras que estavam presentes fizeram um cinturão para que eu continuasse falando e depois outros vereadores subiram à tribuna para prestar solidariedade”, relatou.

A vereadora contou ainda que quando o presidente da Casa, o vereador Zé Carlos, interrompeu a sessão, começaram a falar que o que estavam dizendo era “liberdade de expressão”.

Juntamente com outros vereadores, Paolla Miguel foi para delegacia hoje para realizar um boletim de ocorrência. Além disso, ela solicitou à Câmara imagens de toda a sessão para que todos os autores que cometem o crime de racismo sejam identificados.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...

Mulheres denunciam racismo em agência bancária na Barra e apontada como autora das ofensas é presa

Três mulheres registraram queixa na polícia afirmando terem sido...

Sobre futuros colecionáveis

Trabalho com tendências futuristas, tecnologia e inovação social. Muito...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=