Vereadores de Fortaleza celebrarão 6 anos da Lei Maria da Penha

A Câmara Municipal de Fortaleza reserva, na próxima terça-feira, 28, um espaço do grande expediente da sessão ordinária para comemorar os 6 anos de promulgação da Lei Maria da Penha e debater ações de enfrentamento à violência contra a mulher. A solenidade, de autoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), têm início previsto para as 10h, no plenário Fausto Arruda.

A lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, intitulada Maria da Penha, recebeu esta nomenclatura em homenagem a uma cearense que lutou por 20 anos para que seu ex-marido fosse condenado por agredi-la.

Maria da Penha Maia Fernandes sofreu duas tentativas de assassinato por parte de seu ex-companheiro, Marco Antonio Herredia Viveros, o que culminou, já na primeira agressão, com uma paraplegia, decorrida de um tiro desferido em suas costas, enquanto dormia.

A Lei, que tem como finalidade proteger mulheres vítimas de agressão doméstica, passou recentemente por uma reformulação. No dia 09 de fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal decidiu por 10 votos a 1 que para ser aberta a ação criminal não seria mais preciso a queixa da vítima. Ou seja, qualquer pessoa poderá denunciar, culminando com o acionamento do responsável por parte do Ministério Público.

Na solenidade, além de celebrar os seis anos da legislação, ações de enfrentamento à violência contra a mulher serão debatidas com a finalidade de melhorar a aplicabilidade da Lei e proteger as mulheres fortalezenses.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

O retorno do goleiro Bruno, entre a ressocialização e o cinismo

Atleta condenado pelo assassinato de Eliza Samudio é novamente...

Conectas cobra apuração rígida de mortes provocadas por ação da PM

Operação em Paraisópolis evidencia descaso da segurança pública com...

Pandemia amplia canais para denunciar violência doméstica e buscar ajuda

Entre as consequências mais graves do isolamento social, medida...

para lembrar

spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=