Vereadores de Fortaleza celebrarão 6 anos da Lei Maria da Penha

A Câmara Municipal de Fortaleza reserva, na próxima terça-feira, 28, um espaço do grande expediente da sessão ordinária para comemorar os 6 anos de promulgação da Lei Maria da Penha e debater ações de enfrentamento à violência contra a mulher. A solenidade, de autoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), têm início previsto para as 10h, no plenário Fausto Arruda.

A lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, intitulada Maria da Penha, recebeu esta nomenclatura em homenagem a uma cearense que lutou por 20 anos para que seu ex-marido fosse condenado por agredi-la.

Maria da Penha Maia Fernandes sofreu duas tentativas de assassinato por parte de seu ex-companheiro, Marco Antonio Herredia Viveros, o que culminou, já na primeira agressão, com uma paraplegia, decorrida de um tiro desferido em suas costas, enquanto dormia.

A Lei, que tem como finalidade proteger mulheres vítimas de agressão doméstica, passou recentemente por uma reformulação. No dia 09 de fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal decidiu por 10 votos a 1 que para ser aberta a ação criminal não seria mais preciso a queixa da vítima. Ou seja, qualquer pessoa poderá denunciar, culminando com o acionamento do responsável por parte do Ministério Público.

Na solenidade, além de celebrar os seis anos da legislação, ações de enfrentamento à violência contra a mulher serão debatidas com a finalidade de melhorar a aplicabilidade da Lei e proteger as mulheres fortalezenses.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Sem esmalte

Você deve ser um cara legal, Miguel. E a...

Feminista responde a leitores da BBC Brasil sobre igualdade de gênero

"Quero que os homens embarquem nessa luta para ajudar...

Negra? Eu?! Demorei mais de 30 anos para aprender a ser preta

Não nasci negra, mas desde muito menina meu cabelo me...

para lembrar

Laudelina, o aplicativo da Trabalhadora Doméstica

#nãobaixeacabeçabaixeoapp É com muito orgulho que apresentamos a campanha...

Mulheres pedem justiça após feminicídio de jovem de 18 anos na Bahia

Mulheres da região do distrito de Cumuruxativa, na Bahia,...
spot_imgspot_img

Luta das mulheres voltou a pautar as ruas em 2024 e acendeu alerta para o retrocesso

A luta pelos direitos das mulheres no ano de 2024, que começou de maneira relativamente positiva para a luta das mulheres, foi marcada por...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo BR

A presença feminina nos mais altos níveis de liderança política permaneceu extremamente baixa em 2024. Apenas cinco mulheres foram eleitas como chefes de Estado...

Cidadania para a população afro-brasileira

"Eu gostaria que resgatassem um projeto desse sujeito extraordinário que foi Kwame Nkrumah, panafricanista, de oferecer nacionalidade de países africanos para toda a diáspora",...
-+=