Vestibulando de medicina é alvo de racismo nas redes

O jovem negro estudará na Universidade de Buenos Aires e postou uma foto vestindo uma blusa da instituição; no post, ele incentivava outros estudantes a persistirem nos seus objetivos mas foi ofendido com comentários de cunho racista; “Ué, não sabia que negro podia ser médico, quem se arriscaria em uma consulta?”

Do Portal Fórum

No grupo Vestibulandos de Medicina, jovens trocam mensagens de apoio e compartilham informações pelo Facebook. A postagem de um jovem negro, porém, trouxe à tona comentários de cunho racista por parte dos futuros médicos. Diogo Medeiros, de 24 anos, irá estudar o curso na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, e postou uma foto sua com o moletom da futura faculdade.

No texto, ele incentivava outros estudantes que estejam tentando vagas para Medicina, “Não importa quem você é, apenas tenha a certeza que você pode ser quem deseja. Basta acreditar em seu potencial”, postou Diogo, que mora em Nova Iguaçu.

No entanto, a mensagem de incentivo logo recebeu uma série de comentários racistas como “ué, não sabia que negro podia ser médico, quem se arriscaria em uma consulta?”, “só porque o cara é feio e da cor de fita isolante ele não pode ser feliz?”, “Se não tivesse cota duvido que conseguiria” e “temos que acabar com o preconceito entre negros e humanos”. Por outro lado, alguns estudantes também publicaram mensagem de apoio. “Como futuros médicos vão atender pacientes sendo racistas?”, questionava um deles.

Ao jornal O Dia, Diogo contou que estudou por quatro anos antes de entrar na faculdade. Ele irá registrar queixa na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática. O jovem é órfão e relatou que decidiu ser médico após a morte de sua mãe, que foi atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, sonha em ter uma clínica para atender pessoas sem condições financeiras.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Movimento Porta na Cara

Fonte: Circo Voador - Depois de...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=