Vices têm em comum a luta por afirmação negra e feminina

Integrantes de legendas que têm propostas políticas diferentes, o PC do B com um discurso mais radical, e o PV com uma postura mais moderada em comparação aos comunistas, as duas candidatas à vice-prefeita de Salvador, Olívia Santana e Célia Sacramento têm em comum um histórico de luta pela igualdade social e afirmação racial, além de uma história de vida que, com poucas diferenças, também se assemelham.

Por: Kleyzer Seixas

Ambas são professoras, nasceram na mesma década, a de 60, têm origem humilde, cresceram em bairros pobres de Salvador e estudaram em escolas públicas, além de terem cursado o nível superior na Universidade Federal da Bahia.

O professor de Ciência Política de Ufba, Joviano Neto, explica que, ainda que com pesos diferentes, as duas candidatas à vice expressam uma importante trajetória de luta no movimento negro. “Olívia vem da liderança do movimento negro e é de um partido caracteristicamente de esquerda. Célia veio da militância como professora, participou da formação do movimento negro e é de um partido não caracteristicamente de esquerda, mas que surgiu como alternativa. Uma enfatizando a ação política direta, outra, o ensino. Uma com uma visão mais clara, e outra, mais light” afirma Neto.

Algumas das diferenças ficam por conta da experiência política. Enquanto a comunista já foi três vezes vereadora e secretária municipal de educação, Célia foi candidata a deputada federal em 2010. O professor esclarece que, embora ambas possuam experiência pessoal de atenção e luta no movimento, “Olivia já é vereadora pela terceira vez e Célia tem um porte politico menor”.

Os projetos que ambas têm para a prefeitura também são similares. Tanto Olívia quanto Célia têm propostas voltadas para melhorar o acesso da população negra a serviços básicos, como de saúde e educação, e de ampliar as oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho e na educação. Possuem, igualmente, um projeto para ampliar o atendimento e acompanhamento da anemia falciforme, doença que atinge a população negra.

Na condição de vereadora, Olívia Santana tem o projeto do estatuto municipal da igualdade racial, que continua tramitando na Câmara Municipal, e segundo informou, espera vê-lo aprovado ainda este ano. “Se a Câmara não votar, vamos continuar lutando para que na próxima legislatura se garanta, porque o projeto é um elenco de propostas de políticas afirmativas ara os negros”, esclarece.

Já Célia garante que levará para o executivo municipal muitas das pautas que fizeram parte dos 20 anos de trabalho em prol da afirmação das mulheres e dos negros. Uma das suas apostas é fortalecer projetos como o “Hoje menina, amanhã mulher”, cujo objetivo é orientar e formar jovens de escolas públicas, visando a discussão, identificação e prevenção de diversas formas de exclusão social. “As mulheres estão precisando de projetos que as incluam. É importante que haja uma política de qualificação profissional para elas”, destaca.

Artistas mulheres opinam sobre vices negras

“É um avanço e um atraso. Uma cidade como Salvador há muito tempo deveria ter essa liderança. A gente não pode dizer que está num super avanço nas questões dos negros, mas acho importante duas mulheres, e principalmente negras, tendo essa possibilidade. Apesar de que, na comunidade, a mulher negra já tem destaque, e isso vai ratificar o que todo mundo já sabe nas comunidades, que as mulheres são as grandes líderes, de associações comunitárias, dos bairros. Vamos perpetuar uma certeza de que a grande força está na mulher. É um ponto positivo, que vai reverberar dentro das comunidades” (Cássia Vale – atriz, 39 anos)

“É uma conquista positiva e uma representação importante para todas as mulheres negras. É claro que há uma grande simbologia pela questão da cor, mas muito mais relevante que isto é a competência para colaborar com o desenvolvimento da cidade. É fundamental que qualquer uma das duas que assuma este cargo público tenha uma atuação participativa e defenda um espaço menos desigual.”
(Margareth Menezes – cantora, 39 anos)

 

 

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...
-+=