Vídeo de Mandela gera onda de protestos

Presidente Jacob Zuma visita Mandela e leva a televisão atrás. Imagens que mostram um Nobel da Paz muito debilitado deixaram sul-africanos indignados com o óbvio aproveitamente político.

A estação de televisão estatal sul-africana SABC divulgou ontem imagens do antigo Presidente, Nelson Mandela, captadas na sua casa de Joanesburgo, durante uma visita de dirigentes políticos do Congresso Nacional Africano (ANC).

O Nobel da Paz surge sentado numa poltrona, debilitado e sisudo, enquanto à sua volta diversos membros do Governo, incluindo o atual Presidente, Jacob Zuma, conversam alegremente.

A publicação destas imagens, está a suscitar uma onda de protestos através da rede social Twitter, com os internautas a acusarem o ANC de explorarem a imagem de Nelson Mandela, atualmente com 94 anos.

A bloguer sul-africana Khaya Dlanga diz que estas imagens lhe fazem lembrar uma fotografia tirada em Robben Island, onde Mandela esteve preso durante mais de duas décadas.

“Parecia que estava ali contra a sua vontade. Todos sorriam menos ele. Foi muito penoso ver aquela situação”, escreveu Khaya Dlanga.

“Depois de tudo o que Madiba [como é carinhosamente chamado pelos sul-africanos] fez por nós, é assim que o tratam, como um animal no jardim zoológico”, publicou no Twitter um outro internauta, Brent Lindeque.

“Ele parece tão frágil. O melhor era deixá-lo em paz”, escreveu também no Twitter o radialista Aki Anastasiou.

No final da visita, o porta voz do ANC divulgou um comunicado onde se podia ler: “Ficámos contentes que o Presidente Mandela esteja bem de saúde e a receber os melhores cuidados médicos”.

O Presidente Jacob Zuma, que se recandidata à presidência da África do Sul no próximo ano, acrescentou: “Mandela está em boa forma e bem-disposto. Como podem ver, está mesmo bem e quase restabelecido. Estamos muito felizes”.

Nelson Mandela regressou a casa há cerca de três semanas depois de ter estado hospitalizado pela terceira vez em cinco meses, devido a uma recorrente infeção pulmonar.

 

Leia Também:

Nelson Mandela

 

 

 

 

+ sobre o tema

Pessoas com nomes Rebeca ou Beatriz têm entrada gratuita em cinemas; saiba como

Para celebrar as medalhas de ouro de Rebeca Andrade e Beatriz Souza nos...

Carlos Marighella – O revolucionário “Preto”

Quem é Clara Charf? Clara Charf - ex-companheira de...

Projeto fotográfico Ibaré Lewá reverência os Orixás e a natureza

Por Erica Azeviche Do Afreaka O Oxriá é a energia presente...

Morte de fazendeiro branco reaviva tensão racial na África do Sul

Por: FÁBIO ZANINI Assassinato de líder de organização supremacista...

para lembrar

Unity Warriors estreia espetáculo de dança “MANOfestAÇÃO” e celebra a cultura hip-hop

Unity Warriors apresenta “MANOfestAÇÃO” em parceria com a Ocupação...

Trabalhadoras sofrem com desigualdade de gênero e de raça

Com participação significativa no mercado de trabalho e...

A Conaq repudia o assassinato da Coordenadora Nacional Bernadete Pacífico

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de...

Marias que venceram na vida

Marias que venceram na vida: uma análise da...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=