Vídeo de Mandela gera onda de protestos

Presidente Jacob Zuma visita Mandela e leva a televisão atrás. Imagens que mostram um Nobel da Paz muito debilitado deixaram sul-africanos indignados com o óbvio aproveitamente político.

A estação de televisão estatal sul-africana SABC divulgou ontem imagens do antigo Presidente, Nelson Mandela, captadas na sua casa de Joanesburgo, durante uma visita de dirigentes políticos do Congresso Nacional Africano (ANC).

O Nobel da Paz surge sentado numa poltrona, debilitado e sisudo, enquanto à sua volta diversos membros do Governo, incluindo o atual Presidente, Jacob Zuma, conversam alegremente.

A publicação destas imagens, está a suscitar uma onda de protestos através da rede social Twitter, com os internautas a acusarem o ANC de explorarem a imagem de Nelson Mandela, atualmente com 94 anos.

A bloguer sul-africana Khaya Dlanga diz que estas imagens lhe fazem lembrar uma fotografia tirada em Robben Island, onde Mandela esteve preso durante mais de duas décadas.

“Parecia que estava ali contra a sua vontade. Todos sorriam menos ele. Foi muito penoso ver aquela situação”, escreveu Khaya Dlanga.

“Depois de tudo o que Madiba [como é carinhosamente chamado pelos sul-africanos] fez por nós, é assim que o tratam, como um animal no jardim zoológico”, publicou no Twitter um outro internauta, Brent Lindeque.

“Ele parece tão frágil. O melhor era deixá-lo em paz”, escreveu também no Twitter o radialista Aki Anastasiou.

No final da visita, o porta voz do ANC divulgou um comunicado onde se podia ler: “Ficámos contentes que o Presidente Mandela esteja bem de saúde e a receber os melhores cuidados médicos”.

O Presidente Jacob Zuma, que se recandidata à presidência da África do Sul no próximo ano, acrescentou: “Mandela está em boa forma e bem-disposto. Como podem ver, está mesmo bem e quase restabelecido. Estamos muito felizes”.

Nelson Mandela regressou a casa há cerca de três semanas depois de ter estado hospitalizado pela terceira vez em cinco meses, devido a uma recorrente infeção pulmonar.

 

Leia Também:

Nelson Mandela

 

 

 

 

+ sobre o tema

‘Queen & Slim’, a empolgante aposta da nova geração de cineastas negros dos EUA

Filme marca a estreia de Melina Matsoukas na direção...

Grupo teatral de Alfenas apresenta peça sobre escravidão na África

Espetáculo será encenado no Festival de Inverno de Maputo.‘Cara...vela’...

321 anos de imortalidade Zumbi

O Centro Cultural Orùnmilá foi criado em Ribeirão Preto,...

para lembrar

São Paulo Fashion Week negro

No topo das buscas de notícias do Brasil desde...

Documentário sobre 2Pac e mãe do rapper ganha trailer; assista

Dear Mama, série documental sobre relação entre 2Pac e a mãe...
spot_imgspot_img

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentações gratuitas em São Paulo

A cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural Mel Duarte, conhecida por sua brilhante performance de "spoken word", celebra o quinto aniversário do seu...

Mulheres afrodescendentes são destaque em evento internacional pela conservação ambiental e justiça climática

No último dia 14, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, esteve no fechamento do evento internacional “Garantir a posse da terra e os direitos...
-+=