Virou rotina em partidas da La Liga. Se o Real Madrid joga fora do Santiago Bernabéu, Vinicius Junior sofre com o racismo da torcida adversária. Aconteceu inúmeras vezes na temporada e, neste domingo, não foi diferente. Desta vez, foi em partida contra o Valencia, no estádio Mestalla. O caso ganhou repercussão internacional e se tornou manchete em jornais ao redor do mundo. Para o alemão Spiegel Sport, “o campeonato hoje é dos racistas”. Outro portal alemão, o ZDFheute, destacou que “o jogo foi ofuscado por novos insultos racistas contra Vinicius Junior”.
Na Inglaterra, tanto a BBC quanto o The Guardian falaram a respeito do posicionamento de Vini Jr. após a partida e destacaram as publicações feitas por ele nas redes sociais, em que diz que “o racismo é o normal na La Liga” e que “hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas”, entre outros comentários.
Nos EUA, a Forbes destacou a possibilidade de Vini Jr. sair do Real Madrid. Ela foi levantada depois do desabafo compartilhado pelo jogador no Twitter, o mesmo comentado pelo The Guardian. Os portais franceses L’equipe e franceinfo também destacaram a mesma frase de Vini Jr. nas redes: “o racismo é o normal na La Liga”.
O português A Bola noticiou que dois homens que cometeram racismo contra Vini Jr. já foram identificados pelo Valencia. “Logo depois do jogo, o Valencia foi rever as imagens televisivas e conseguiu localizar dois dos envolvidos atrás de uma das balizas do Mestalla. Estão sendo estudadas sanções e o clube promete mão muito pesada para todos os infratores que forem identificados”, diz o site.
Na Argentina, o Olé criticou o jogador brasileiro que sofreu racismo pelas provocações feitas por ele ao time adversário, no final da partida, o que acabou resultando na sua expulsão. No Twitter, publicou: “Muito mal Vinicius: foi expulso a mando do VAR por atacar um rival e, ao sair de campo, provocou a torcida do Valência. Fez o ‘2’ com os dedos, fazendo referência por estarem lutando para não descer à Segunda Divisão em Espanha…”.
No site, falaram sobre o caso de racismo. A manchete, no entanto, assim como a publicação do Twitter, foca na confusão no final da partida: “Terrível confusão com Vinicius: disse que iam para a B e tudo foi à loucura”.
O italiano Gazzetta reuniu, no título da matéria, as ofensas racistas contra Vini Jr. com a confusão do final da partida. “Valencia: insulto racista a Vinícius, jogo suspenso por 10′. Aí o brasileiro é expulso”, escreveram.
“O atacante identificou o torcedor que teria se dirigido a ele e exigido seu afastamento. Na recuperação, o próprio Vinicius chutou para um chute em jogo parado. Real derrotado por 1 a 0 e Valência quase seguro”, segue o texto.