Vinicius Júnior: ofensas racistas contra atleta brasileiro têm repercussão internacional

Enviado por / FonteO Globo

Jornais ao redor do mundo destacaram o caso de racismo sofrido pelo jogador do Real Madrid em partida da La Liga contra o Valencia

Virou rotina em partidas da La Liga. Se o Real Madrid joga fora do Santiago Bernabéu, Vinicius Junior sofre com o racismo da torcida adversária. Aconteceu inúmeras vezes na temporada e, neste domingo, não foi diferente. Desta vez, foi em partida contra o Valencia, no estádio Mestalla. O caso ganhou repercussão internacional e se tornou manchete em jornais ao redor do mundo. Para o alemão Spiegel Sport, “o campeonato hoje é dos racistas”. Outro portal alemão, o ZDFheute, destacou que “o jogo foi ofuscado por novos insultos racistas contra Vinicius Junior”.

Na Inglaterra, tanto a BBC quanto o The Guardian falaram a respeito do posicionamento de Vini Jr. após a partida e destacaram as publicações feitas por ele nas redes sociais, em que diz que “o racismo é o normal na La Liga” e que “hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas”, entre outros comentários.

Portal alemão ZDFheute repercute caso de racismo sofrido por Vinicius Junior — Foto: Reprodução ZDFheute

Nos EUA, a Forbes destacou a possibilidade de Vini Jr. sair do Real Madrid. Ela foi levantada depois do desabafo compartilhado pelo jogador no Twitter, o mesmo comentado pelo The Guardian. Os portais franceses L’equipe e franceinfo também destacaram a mesma frase de Vini Jr. nas redes: “o racismo é o normal na La Liga”.

Americana Forbes repercutiu o caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/Forbes
Francês L’equipe repercutiu o caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/L’equipe

O português A Bola noticiou que dois homens que cometeram racismo contra Vini Jr. já foram identificados pelo Valencia. “Logo depois do jogo, o Valencia foi rever as imagens televisivas e conseguiu localizar dois dos envolvidos atrás de uma das balizas do Mestalla. Estão sendo estudadas sanções e o clube promete mão muito pesada para todos os infratores que forem identificados”, diz o site.

Português A Bola repercute caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/A Bola

Na Argentina, o Olé criticou o jogador brasileiro que sofreu racismo pelas provocações feitas por ele ao time adversário, no final da partida, o que acabou resultando na sua expulsão. No Twitter, publicou: “Muito mal Vinicius: foi expulso a mando do VAR por atacar um rival e, ao sair de campo, provocou a torcida do Valência. Fez o ‘2’ com os dedos, fazendo referência por estarem lutando para não descer à Segunda Divisão em Espanha…”.

No site, falaram sobre o caso de racismo. A manchete, no entanto, assim como a publicação do Twitter, foca na confusão no final da partida: “Terrível confusão com Vinicius: disse que iam para a B e tudo foi à loucura”.

Argentino Olé destaca confusão no final da partida e provocação de Vini Jr. ao time adversário — Foto: Reprodução/Olé

O italiano Gazzetta reuniu, no título da matéria, as ofensas racistas contra Vini Jr. com a confusão do final da partida. “Valencia: insulto racista a Vinícius, jogo suspenso por 10′. Aí o brasileiro é expulso”, escreveram.

“O atacante identificou o torcedor que teria se dirigido a ele e exigido seu afastamento. Na recuperação, o próprio Vinicius chutou para um chute em jogo parado. Real derrotado por 1 a 0 e Valência quase seguro”, segue o texto.

Italiano Gazzetta repercutiu o caso de racismo contra Vini Jr. — Foto: Reprodução/Gazzetta

+ sobre o tema

Alunos negros, professores negros

Por Janaína Penalva Professora de Direito Constitucional da Faculdade...

Cidade da Alemanha encontra maneira genial para lidar com os neonazistas

Cidade alemã para onde neonazistas peregrinam todos os anos...

para lembrar

O Natal: passado e presente de uma tradição milenar

É Natal! Com a aproximação do dia 25 de...

Lidando com o racismo

“Como você lida com o racismo lá?” Essa...

O que leva um adepto a ser racista com os jogadores da própria equipe?

O percurso da seleção inglesa no Euro2020 ficou manchado...

Piloto Kyle Larson é demitido de equipe da Nascar após ato racista

Depois de dizer “você consegue me ouvir, seu preto?”...
spot_imgspot_img

Tragédia no RS apaga pessoas negras e escancara racismo ambiental

No início dos anos 2000, viajei a Mato Grosso do Sul para participar de um evento universitário. Lembro que na época eu causei espanto...

Racismo em escolas de Niterói: após reunião com mãe de dois adolescentes vítimas de insultos, deputada vai oficiar MP, polícia e prefeitura

Após uma reunião com Renata Motta Valadares, mãe de dois adolescentes de Niterói que foram vítimas de racismo em duas diferentes escolas particulares, a deputada estadual...

Câncer: racismo aumenta mortes entre população negra, indica estudo

Dados do Ministério da Saúde, levantados por pesquisadores do Rio de Janeiro e divulgados em abril último, demonstram que o acesso ao diagnóstico e...
-+=