Vinícius Júnior revela um de seus maiores medos na Europa

Além disso, o atacante, que já está vendido ao Real Madrid, falou sobre o racismo no futebol, a pressão exercida sobre ele e como o contrato com os merengues mudou a vida de sua família

Do Foxsports

Foto: Marcelo Cortes/Fotoarena

Vendido pelo Flamengo ao Real Madrid por 45 milhões de euros, cerca de R$ 164 milhões de reais, Vinícius Júnior se tornou a segunda maior venda da história do futebol brasileiro, atrás apenas de Neymar. Sua ida ao clube merengue será apenas em junho deste ano, porém, o atacante já demonstra certas preocupações com a Europa.

Em entrevista realizada ao jornal britânico The Guardian, o atleta falou do medo que tem sobre o os casos de terrorismo que ocorrem em alguns países do Velho Continente. “Estou preocupado com o terrorismo porque eu não sei o que fazer, onde correr, não é um problema que pode ser previsto, é muito difícil”.

Vindo de uma família humilde de São Gonçalo, Vinícius Júnior ainda contou como o seu primeiro grande contrato mudou a vida de seus familiares, que viviam em uma área de conflitos constantes.

“Tirar minha família de São Gonçalo é uma das melhores decisões que eu tomei na minha vida. Eu vivi lá por 13 anos e sei como é difícil. Vi muitos tiroteios porque eu morava perto de uma favela, temia pelo meu irmão, pelo que poderia acontecer com ele. ”

Sobre a pressão exercida pela torcida e pela mídia, o atacante encara com maturidade e enxerga que altos e baixos fazem parte de um atleta em que se espera muito.

“Os torcedores esperam muito de mim, ainda mais agora que sabem que eu fui vendido para o Real Madrid. Eu preciso entender todas as situações. Falo muito com meu pai sobre o fato de que mesmo Messi, Cristiano ou Neymar podem ter um jogo ruim. Por que não posso ter um jogo ruim? “

Por fim, sobre o racismo no Brasil, o atacante revelou que sua família ainda sofre muito com o preconceito e pediu que mudanças sejam feitas pela FIFA.

“É muito triste. O futebol pode ter um problema com o racismo maior do que a própria sociedade, porque há muita inveja no futebol e minha família sofre muito. Eu não sofro abuso racista diariamente porque as pessoas me conhecem, mas minha família sofre isso. Eu acho que a FIFA poderia reagir mais fortemente quando há um problema, há muitas crianças assistindo futebol e elas só querem ver um bom jogo, não o racismo. É um problema ruim que afeta o jogo e nossa sociedade “.

 

+ sobre o tema

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

para lembrar

Érika Januza revela ter sido rejeitada por família de namorado

Em entrevista, atriz global revelou ter sido rejeitada por...

Padrão de Ladrão ou Assassino

Fonte: Discriminação Racial   No Brasil, sempre se...

Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=