Guest Post »
Viola Davis faz discurso poderoso durante Marcha das Mulheres nos EUA
Photo Credit To AMANDA EDWARDS VIA GETTY IMAGES

Viola Davis faz discurso poderoso durante Marcha das Mulheres nos EUA

Neste sábado (20), acontece em várias cidades dos Estados Unidos a Marcha das Mulheres.

Do Boa Informação 

A passeata acontece um ano após a posse de Donald Trump e, além de protestar pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, igualmente critica as políticas do presidente, as quais muitas das participantes consideram  misóginas e ofensivas.

AMANDA EDWARDS VIA GETTY IMAGES

Viola Davis participou da marcha em Los Angeles e fez um discurso poderoso para o público presente no local. Em um dos momentos mais emocionantes de sua fala, Davis citou o movimento de mulheres que vêm denunciando casos de assédio envolvendo cineastas e atores em Hollywood, chamado de “Me Too”, destacando a situação de outras mulheres que igualmente já sofreram qualquer tipo de violência sexual mas, por viverem em situação de maior vulnerabilidade social, não tem quem as ouça e apoie.

“HOJE ESTOU FALANDO NÃO SÓ PELAS MULHERES DO “ME TOO” […] QUANDO LEVANTO A MÃO, ESTOU CIENTE DE TODAS AS MULHERES QUE ALÉM DISSO ESTÃO EM SILÊNCIO. AS MULHERES ANÔNIMAS. AS MULHERES QUE NÃO TÊM DINHEIRO E NÃO TÊM A CONSTITUIÇÃO, QUE NÃO TÊM A CONFIANÇA E AS IMAGENS EM NOSSA MÍDIA QUE LHES DEEM UMA SENSAÇÃO DE AUTOESTIMA SUFICIENTE PARA QUEBRAR O SILÊNCIO QUE ESTÁ ENRAIZADO NA VERGONHA E NO ESTIGMA DO ESTUPRO.”

Ela igualmente lembrou que essa luta não é apenas das mulheres, mas sim de todos.

“TODO DIA, SEU TRABALHO COMO CIDADÃO AMERICANO NÃO É APENAS LUTAR PELOS SEUS DIREITOS, MAS LUTAR PELO DIREITO DE CADA INDIVÍDUO QUE ESTÁ RESPIRANDO, CUJO CORAÇÃO ESTÁ BOMBEANDO E RESPIRANDO NESTA TERRA.”

Assista ao discurso completo:

Outras artistas igualmente  estiveram presentes na marcha. Adele, Camerom Diaz e Jennifer Lawrence postaram uma imagem juntas na passeata em Los Angeles.

“AS PESSOAS MAIS INFLUENTES DA MINHA VIDA SEMPRE FORAM MULHERES. MINHA FAMÍLIA, MEUS AMIGOS, PROFESSORES, COLEGAS E ÍDOLOS. SOU OBCECADA POR TODAS MULHERES DA MINHA VIDA. ADORO E PRECISO DELAS GRADATIVAMENTE TODOS OS DIAS. EU SOU MUITO GRATA POR SER UMA MULHER, EU NÃO MUDARIA ISSO. ESPERO QUE UM DIA EU NÃO SEJA DEFINIDA APENAS PELO MEU GÊNERO. ESPERO QUE EU SEJA DEFINIDA PELA MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA O MUNDO, MINHA CAPACIDADE DE AMAR E TER EMPATIA. DE CRIAR MEU FILHO PARA SER UM BOM HOMEM AO LADO DO BOM HOMEM QUE ME AMA, POR TUDO O QUE SOU E NÃO SOU. EU QUERO O QUE É MELHOR PARA AS PESSOAS, ACHO QUE TODOS NÓS QUEREMOS. NÓS APENAS NÃO CONSEGUIMOS CONCORDAR SOBRE O QUE É ISSO. PODER PARA A PAZ, PODER PARA AS PESSOAS.”

Related posts