Um debate sobre o Homem Negro Periférico

Essa reflexão é escrita para todos e ninguém. Ninguém por que partirei de reflexões introspectivas, e para todos por acreditar que muitos homens negros poderão identificar-se. A inquietação para escrita desse texto puramente reflexivo vem no sentido de contribuir para uma discussão pouco valorizada do ponto de vista político e acadêmico: O que constitui a subjetividade do homem negro e periférico?

Por Fagner Sobral envido para o Portal Geledés 

Imagem retirada da internet

Poderíamos voltar e fazer um apanhado histórico do período escravocrata até os dias de hoje, seria valoroso e acrescentaria bastante, principalmente para pontuar a animalização do corpo negro e como isso ainda está enraizado na construção dos estereótipos negros, mas como pretendo descrever algumas breves inquietações de uma noite de insônia, buscarei aprofundar posteriormente de forma mais colaborativa.

A questão que se coloca para nós, homens negros, e nossas dinâmicas cotidianas é constructo de uma sociedade racista. Nesse caso, é importante pontuar que mesmo essa reflexão curta e pontual, afasta-se da nossa construção de masculinidade heteronormativa. Somos ensinados a sobreviver, momentos de introspecção acerca de nossas relações são secundarizadas e ridicularizadas cotidianamente.

Para o homem negro periférico, compreender suas relações a partir de uma ótica descolonizada é um processo extremamente desgastante e cruel consigo mesmo, seja esse homem acadêmico ou não. A presença do discurso do colonizador está presente nas diferentes esferas institucionais, na universidade, por exemplo, o intelectualismo eurocêntrico não se esforça para compreender essas relações que são construídas em torno do homem periférico e seus laços afetivos, nem mesmo os paladinos do materialismo histórico dialético – majoritariamente brancos, e que nos objetificam como os “sujeitos revolucionários”.

Nossa construção histórica nos fez carregar estigmas e signos que demarcam nosso estereótipo até os dias de hoje, um processo de coisificação do corpo negro, um processo que demarca a distinção entre o “ser homem” e o “ser homem negro”. O racismo nos construiu homens sérios, que não externam problemas, tampouco transparece suas afetividades, mas por dentro, estamos destroçados. É justamente esse racismo que intensifica, muitas vezes, o machismo em nossos relacionamentos. Muitas vezes, tentamos preencher essa lacuna da objetificação, objetificando quem está nos acompanhando, como bem pontuou Tulio Custódio, no texto: Ser homem e negro é um rascunho inconcluso e constante.

Aqui, na periferia, lidamos com o discurso conservador massificado, sendo reproduzido, inclusive, por artistas periféricos, como retratam os respectivos artigos: É possível conservadorismo no Rap?; O Rap do Bolsonaro e a onda conservadora dentro do Hip Hop. São textos em que podemos pontuar mais estigmas que artistas negros –homens ou não, carregam para si, a cobrança militante desenfreada. Os negros, mesmo aqueles que subvertem o discurso conservador enraizado na periferia, não têm direito de errar, diferente dos artistas brancos, que compõem suas “verdadeiras músicas populares” no Leblon, enquanto sua empregada negra cuida das crianças.

A concepção de autoestima que lidamos cotidianamente é uma concepção da branquitude, muitas vezes estética, que nos inferiorizam ainda mais, ao tentar atingir essa concepção, nos deparamos com outro problema que Fanon pontua: nosso excesso de melanina é um problema para uma sociedade estruturalmente racista. Dessa forma, a ideia de autoestima que tentam nos impor, definitivamente não nos cabe. Se não somos vistos nem como seres humanos, como conseguiremos gostar do que vimos no espelho? Muitas vezes, o espelho é nosso inimigo. Precisamos resignificar o amor próprio. Precisamos falar sobre nós e nos amarmos.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

para lembrar

spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...
-+=