Violência contra as mulheres é tema de campanha em Londrina

A Prefeitura de Londrina abre nesta segunda-feira (17), às 14h, no saguão principal, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Realizada pela Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), a campanha tem o objetivo de promover a conscientização sobre a não violência contra as mulheres e a promoção dos direitos humanos.

No, Bonde

Durante a abertura será apresentada a peça de teatro “Ponto de Partida: Pessoas em situação de rua” da Escola Municipal de Teatro Funcart. A programação inclui passeatas, fóruns de debate, atos públicos, oficinas e entregas de laços brancos que simbolizam a campanha.

A campanha é realizada anualmente pela SMPM para comemorar o dia 25 de novembro, Dia internacional de combate à violência contra a mulher. Neste ano, a secretaria irá incorporar as datas de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids e 10 de dezembro, Mobilização de Homens pelo fim da violência contra a Mulher.

De acordo com a gerente do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), Lucimar Rodrigues, ações como esta e as da SMPM são importantes, pois levam até a comunidade informações sobre direitos humanos e a não-violência contra a mulher. “Queremos fortalecer essas questões de combate à violência contra a mulher e promover igualdade de gênero e os direitos humanos, pois são de responsabilidade de toda a sociedade.”

Confira a programação:

Dia 17, segunda-feira, às 14h: abertura da semana com a peça “Ponto de Partida Pessoas em situação de rua” no saguão da prefeitura.

Dia 18, terça-feira, das 19h às 22h: oficina “Políticas Públicas e Violência contra a Mulher” destinada a adolescentes, na Escola Estadual Professor Paulo Freire, rua Veneza, 115, Jardim Piza.

Dia 19, quarta-feira, das 9h30 às 10h30: oficina “Mulheres rompendo com a violência doméstica”, CRAS Sul B, na rua Lírios dos Vales, 59, Parque das Indústrias. Das 8h às 10h; Passeata sobre Discriminação, Preconceito e Racismo em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Atividade desenvolvida pela Escola Estadual Professor Paulo Freire em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Será na Saída da Escola Estadual Professor Paulo Freire, na rua Veneza, 115, Jardim Piza.

Dia 21, sexta-feira, das 8h30 às 11h: II Fórum de Debates sobre Violência de Gênero realizado pelo Observatório sobre Violência contra a Mulher juntamente com a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher e o Grupo de Pesquisa de Violência de Gênero do Depto de Serviço Social, da Universidade Estadual de Londrina (Uel). Será no Centro de Estudos e Sociais Aplicados (CESA), Sala 431, na Uel.

Dia 25, terça-feira, das 9h às 13h: Ato Público Dia Internacional pela não violência contra a Mulher, em comemoração ao dia 25 de Novembro enfrente ao Banco Itaú. Às 13h, lançamento da cartilha “Assédio Sexual no trabalho” pelo Sindicato dos Bancários de Londrina, na avenida Rio de Janeiro, 854, Centro.

Dia 26, quarta-feira, às 14h: oficina “Fortalecimento da Comunidade no Enfrentamento à Violência de Gênero”, no Salão Paroquial do Distrito de São Luís em parceria com a Casa da Mulher.

Dia 01 de dezembro, segunda-feira, das 18h às 22h; Ato Público em Comemoração ao dia 1º de Dezembro, Dia Mundial de luta contra a Aids, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde/COMUNIAIDS, será na Concha Acústica.

Dia 04 de dezembro, quinta-feira, às 14h; oficina “Identidade Feminina: um olhar sob a perspectiva de gênero”, na Casa da Mulher, rua Máximo Peres Garcia, 340, Conj. Vicente Palotti.

Dia 05 de dezembro, sexta-feira, das 9h às 12h; distribuição de laços da Campanha Laço Branco: Mobilização de Homens pelo fim da violência contra a Mulher para Bancários da região de Londrina em parceria com Sindicato dos Bancários.

+ sobre o tema

Mãos femininas ordenham o autossustento

Assunção, Paraguai, 30/7/2010 – Há um ano, Ramona Pereira...

Desabafo de um estudante transexual negro em sua formatura na UnB

O primeiro estudante transexual da Universidade de Brasília (UnB)...

‘Anielle é a incorporação do poema Vozes-mulheres’, diz Conceição Evaristo

O poema "Vozes-mulheres", lido de maneira emocionada pela ministra...

para lembrar

Sueli Carneiro: ‘Organizem-se, porque não há mais limite para a violência racista’

Homenageada desta edição da FestiPoa Literária, a filósofa Sueli...

A 1ª mulher negra eleita como vice-presidente de um país latino

Nesse domingo (1), Epsy Campbell Barr tornou-se vice-presidente da...

Encerramento do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares (PLPs) de 2014 do Geledés

Encerramento do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=