Violência doméstica. Uma mulher é assassinada por semana em Portugal

Desde o início do ano, já foram assassinadas 40 mulheres no contexto de relações de intimidade. Outras 46 foram alvo de tentativa do mesmo crime.

Por Inês Alberti, do Sapo

Por semana uma mulher é assassinada em Portugal, vítima de violência doméstica. Desde o início do ano até ao fim de Novembro, já foram assassinadas 40 mulheres no contexto de relações de intimidade e outras 46 foram alvo de tentativa do mesmo crime.

Os dados são avançados pelo relatório do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), relativo ao período entre 1 de Janeiro e 30 de Novembro de 2014.

O documento sobre homicídios de mulheres (a que o OMA apelida de “femicídios”) mostra que das mulheres assassinadas 82% foram mortas por aqueles com quem mantiveram uma relação de intimidade. Na maioria dos casos, já havia registo prévio de violência durante a relação.

“Assistimos à prática do crime de femicídio como culminar de uma escalada de violência praticada por aqueles com quem as vítimas mantêm relações de intimidade. Podemos assim induzir que a permanência em relações violentas aumenta o risco de violência letal”, lê-se no relatório, divulgado esta quarta-feira.

O relatório foi feito com base em informação recolhida na imprensa sobre homicídios de mulheres.

Perfil da vítima
Os dados permitem fazer um perfil das vítimas: são mulheres entre os 36 e os 50 anos, residentes nos distritos de Setúbal, Lisboa e Porto, assassinadas com armas brancas ou de fogo, nas suas residências.

Quanto aos motivos destacam-se os de contexto de violência doméstica, ciúmes e o facto de o homicida não aceitar a separação do casal. Os conflitos sobre responsabilidades paternais são outro motivo para o crime.

O OMA conclui que estes dados reforçam que o fim da relação “pode não significar o fim da violência” e que tem vindo a constatar “que o momento da separação pode intensificar o comportamento persecutório e violento muitas vezes evidenciado pelo agressor como forma de restabelecimento do poder e controlo sobre a vítima”.

Mas a mulher não é a única vítima do crime. Pela primeira vez o OMA dedica-se também à análise da situação dos filhos das vítimas.

Desde 2012 o OMA já contabilizou um total de 229 filhos de mulheres vítimas de violência doméstica. Destes, 122 ficaram órfãos.

Em 2014, particularmente, registaram-se 83 casos, dos quais 64 eram filhos comuns do agressor e da mulher, 24 assistiram ao homicídio da mãe e 11 foram também vítimas de agressão físicas directas (um deles mortal).

Maior conhecimento, nenhuma mudança
Desde 2004 o número de vítimas por ano tem oscilado, não registando nem um aumento, nem uma descida significativa, apesar de haver “maior conhecimento e maior visibilidade” sobre este tipo de crimes.

“Não obstante (…) não fomos ainda capazes de diminuir as taxas de prevalência da forma mais letal de violência contra as mulheres nas relações de intimidade”, diz o documento.

O relatório foi divulgado esta terça-feira no âmbito do Dia Mundial dos Direitos Humanos, que se assinala no dia 10 de Dezembro e encerra os 16 dias de activismo pela Eliminação de todas as Formas de Violência contra as Mulheres.

 

 

+ sobre o tema

Fim do feminicídio está associado a mudança cultural, dizem participantes de audiência

Mudanças socioculturais são necessárias para acabar com a violência...

Vitória em Goiás, derrota em São Paulo: “resoluções” de casos de estupro

Universidade Federal de Goiás demite professor acusado de estupro,...

Violência de gênero é tema de debate gratuito no Campo Limpo, em São Paulo

No dia 11 de setembro, terça-feira, o Usina de Valores e...

Lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa, diz ONU

Segundo o relatório, assassinatos cometidos por parceiros ou familiares...

para lembrar

Nudez e pedofilia: onde está o real problema?

Incentivamos uma relação com a sexualidade desigual e potencialmente...

Quem são as vítimas “invisíveis” dos estupros no Brasil?

Estimativa é que apenas 10% de quem sofre com...

Médica alerta para estupro de meninas silenciado por familiares

Especialista do Ministério da Saúde alerta que falta integração...

Mutilação genital afeta 200 milhões de mulheres no mundo, diz ONU

Prática é considerada violação flagrante aos direitos humanos Do O...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Salvador, 475 anos: por que cidade foi escolhida para ser 1ª capital do Brasil

Porque era preciso defender a terra, cobiçada por outros europeus, e porque a divisão do território colonial em capitanias hereditárias não havia funcionado muito...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=