Violência e Polícia: Três décadas de Políticas de Segurança no Rio de Janeiro

24/09/17

AUTORA Silvia Ramos

ANO 2016

NÚMERO 21

COMO CITAR RAMOS, Silvia. Violência e polícia: Três décadas de políticas de segurança no Rio de Janeiro. Boletim Segurança e Cidadania, n. 21, março de 2016.

no Centro de Estudo de Segurança e Cidadania

O artigo discute o que aconteceu com o Rio de Janeiro nos últimos 30 anos para que o estado se tornasse campeão de violência letal do Brasil e como esse quadro foi e vem sendo alterado mais recentemente. Trata das características específicas e únicas da violência fluminense, que tornaram o Rio um caso singular no país e com raros paralelos no mundo contemporâneo. Busca demonstrar que a variável explicativa mais forte para entender as particularidades e a intensidade da criminalidade e da violência no Rio de Janeiro ao longo de três décadas é a própria polícia e as políticas de segurança levadas a cabo pelos governos desde antes do fim da ditadura.

[button color=”orange2″ bgcolor=”#” hoverbg=”#” textcolor=”#” texthcolor=”#” bordercolor=”#” hoverborder=”#” size=”bigger” align=”center” width=”full” link=”https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2017/09/boletim21violenciaepolicia.pdf” target=”_blank” font=”times” font_style=”italic” font_weight=”bold” radius=”0″ outer_border_color=”#” icon=”fa-icon-file-pdf-o” icon_color=”#”]Boletim 21 – Violência e Polícia[/button]

Compartilhar