Violência racial contra nigerianos preocupa Senado

A Câmara dos Representantes da Nigéria exortou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Olugbenga Ashiru, a apresentar as medidas tomadas para proteger os cidadãos nigerianos na Líbia.

Este pedido segue-se a uma moção apresentada pelo senador Abubakar Momoh sobre a guerra na Líbia e sobre a necessidade de evacuar os nigerianos ainda bloqueados naquele país do norte de África.

“Cerca de 200 nigerianos foram detidos e presos em celas subterrâneas e não têm acesso aos cuidados de saúde. Cabe-nos chamar a atenção do Governo sobre esta situação para que esses cidadãos possam ser retirados daquele país”, declarou o senador.

Acusados de serem mercenários ao serviço do então regime de Muamar Kadhafi, os negros originários da África Subsariana estão a ser massacrados na Líbia pelas tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT),”apesar dos esforços diplomáticos da Nigéria”, revelou a imprensa local.

Citando o coordenador da comunidade nigeriana na Líbia, Daramola Siji, o jornal “The Nation” fala em 25 nigerianos detidos em Tripoli só na terça-feira. “Estamos sem notícias deles. Rezamos para que não sejam executados como os outros trabalhadores imigrantes negros”, declarou Siji.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 1.200 trabalhadores migrantes africanos estão bloqueados numa cidade no sul do deserto líbio à espera de repatriamento.

Fonte: Jornal da Angola

+ sobre o tema

Filho de Will Smith é a nova estrela da Louis Vuitton

Já começaram a ser revelados alguns pormenores da nova...

Movimento Negro vencerá autoritarismo no Brasil

Assim como o Black Lives Matter nos Estados Unidos foi fundamental...

para lembrar

Rosa Passos

Rosa Passos nasceu e cresceu cercada de música na...

Negra Li diverte ao dançar de pijama e máscara de beleza: ‘Acordei animada’

Negra Li animou seus seguidores do Instagram, neste sábado,...

Elizeth Cardoso

Elizeth Moreira Cardoso (Rio de Janeiro,...

Maju Coutinho já tem data para estrear como apresentadora do “Jornal Hoje”

A jornalista Maju Coutinho, que ficou conhecida como a...
spot_imgspot_img

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=