Virginie Despentes: “Os direitos das mulheres e dos homossexuais são o coração da transformação social”

“A primeira propaganda ultraliberal é a sexista”, dispara a escritora francesa Virginie Despentes. “Começa no momento em que você nasce e lhe dizem se você está do lado dos dominantes ou dos dominados”.

Entre uma tragada e outra do cigarro, engolindo as palavras mais rápido que a fumaça, ela prossegue: “quando aceitamos isso, aceitamos também o liberalismo, a ordem do mercado, a autoridade religiosa. Esse é o primeiro lugar onde aprendemos a obedecer”.

Enquanto a entrevisto, em Barcelona, durante o lançamento da edição espanhola de um de seus romances – nenhum deles disponível no Brasil, há uma fila enorme de pessoas querendo falar com ela. Quase todas mulheres.

Despentes é uma feminista declarada. Quando mais jovem, trabalhou como prostituta e, aos 35 anos, segundo ela mesma, tornou-se lésbica. Autora premiada, ela ganhou, entre outros, o Prix de Flore (1998), o Prix Saint-Valentin (1999) e o Prix Renaudot (2010).

Em 2000, Baiser-moi (algo como Me foda, em uma tradução livre), seu primeiro livro, chegou às telas de cinema sob sua direção. Não durou muito. Foi banido da França e da Austrália por seu conteúdo ser considerado “pornográfico demais”, “muito explícito” e “violento”. Em outros países, sofreu cortes severos.

Nessa pequena conversa, uma das mais contundentes feministas da atualidade fala de política e relata o avanço do conservadorismo na França, traçando paralelos com o Brasil. Para a autora, a reação das bancadas religiosas mostra a importância do poder gay, lésbico e feminista. “Eles entram em pânico com a teoria do gênero, com o feminismo, com a homossexualidade.”

Blog: Na França, assim como no Brasil, há uma reação fortíssima aos direitos LGBT*. Vimos milhares de pessoas nas ruas de Paris contra o casamento gay. Como você enxerga esse cenário?

Virginie Despentes: É surpreendente. Na França, no começo ficamos surpreendidos com o tamanho, com a escala das manifestações contra os direitos de gays e lésbicas. Mas, quando você reflete sobre os direitos gays e sobre o feminismo, eu creio que podemos dizer que estão no centro do princípio da dominação política, econômica, estão junto com o liberalismo, autoritarismo, com o fascismo. E aí podemos compreender o que houve.

Blog: Na França, o que poderíamos chamar de pensamento conservador está crescendo. Marine Le Pen, de extrema-direita, ficou em terceiro lugar na última eleição à Presidência.

Virginie Despentes: A ministra da Cultura francesa disse que era contra a teoria do gênero, assim como a ministra da Educação. E elas são socialistas. A questão é que isso é verdadeiramente revolucionário. Querem que pensemos que as histórias feministas e dos direitos homossexuais são secundárias, não são importantes, que precisamos pensar primeiro na economia. Agora que estamos em crise isso se fortalece. E aumenta a homofobia dentro das instituições, junto com uma vontade do ultraliberalismo.

Para mim, o ultraliberalismo e o sexismo estão mais conectados do que imaginamos. A primeira propaganda ultraliberal é a sexista. Ela começa no momento em que você nasce e lhe dizem se você está do lado dos dominantes ou dos dominados. E as duas categorias são “naturais”, então não há nada a fazer. Você não pode sair da categoria de dominante ou de dominado. Quando aceitamos isso, aceitamos também o liberalismo, a ordem do mercado, a autoridade religiosa. Esse é o primeiro lugar onde aprendemos a obedecer.

E o fato da direita dar tanta importância à essa questão mostra que aí está a revolução. Mas a esquerda na Europa não coloca isso como prioridade.

Blog: No Brasil temos uma presidenta, mulher, e de um partido historicamente identificado com a esquerda…

Virginie Despentes: Eu acredito que a esquerda tem que perceber que a revolução começa pela questão de gênero e pelo fim da heterossexualidade vista como um sistema evidente, natural, obrigatório. Se nós queremos uma revolução política e econômica, temos que começar por aí. Eu penso que a violência da reação conservadora nos mostra a importância do poder gay, lésbico e feminista. Eles entram em pânico com a teoria do gênero, com o feminismo, com a homossexualidade. Isso é o coração do problema.

As religiões de todos os tipos, evangélica, islâmica, judaica, católica, se dão bem com o liberalismo. Não é uma questão menor a homossexualidade e o feminismo. É de fato o coração de tudo.

 

 

Fonte: Carta Capital 

+ sobre o tema

Paim: com Seppir, governo mostra que igualdade racial é pra valer

Nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Políticas de...

Seminário Desenvolvimento da Mulher Negra

Evento acontece na terça-feira, 7 de maio, com duas mesas...

A população negra no centro do projeto nacional de desenvolvimento

A III Conferencia Nacional de Promoção da Igualdade Racial...

para lembrar

Estudos de gênero, trajetórias de mulheres e história das ciências no Brasil

Apresentação do trabalho de pesquisa da Dra. Mariana M....

Garoto de 8 anos ganha aula de maquiagem de presente de natal

Ethan, fã da drag queen Jefree Star, ganhou de...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=