sexta-feira, agosto 12, 2022
InícioSem categoriaResiliência em mulheres Afrodescendentes – Mulheres Guerreiras que alcançaram sucesso educacional

Resiliência em mulheres Afrodescendentes – Mulheres Guerreiras que alcançaram sucesso educacional

A forma como uma pessoa percebe e elabora os problemas e adversidades é um importante aspecto no desenvolvimento de comportamentos resilientes.

Uma pesquisa realizada em Teresina – PI com um grupo de 60 mulheres Afrodescendentes procura entender como essas mulheres conseguem vencer os desafios e superar barreiras para conquistar seus espaços. Para o levantamento dos dados a pesquisadora Lucienia Libania Pinheiro Martins fez uso do instrumento de mensuração o Quest_Resiliência, que permite mapear comportamentos resilientes em 8 áreas da vida, sendo elas: autocontrole, autoconfiança, leitura corporal, análise do contexto, empatia, conquistar e manter pessoas, otimismo para com a vida e sentido de vida.

A autora da pesquisa impulsionada e estimulada pelo interesse de identificar comportamentos resilientes em um grupo de mulheres afrodescendentes, descreve que a crescente presença dessas mulheres como membros da classe média brasileira incentiva estudos para saber mais sobre a luta travada por elas para superar apesar de todo o cenário de discriminação, preconceito e racismo que possam estar inseridas, e que mesmo assim demonstram uma reação positiva frente às adversidades, utilizando recursos internos e externos para superar e transformar.

Essa vontade latente da autora em pesquisar esse grupo de mulheres, está associada ao desejo de ver, um dia, quem sabe, por meio da ciência, a sinalização de que as mulheres afrodescendentes podem descobrir, construir, amadurecer e fortalecer essa força intrínseca deixada pelas “ancestrais guerreiras”.

Confira essa e outras publicações no site da SOBRARE: http://www.sobrare.com.br/sobrare/publicacoes.php

Título Original da pesquisa: AFRORRESILIENTES: a resiliência de mulheres afrodescendentes de sucesso educacional.

Autora: Lucienia Libania Pinheiro Martins

 

Fonte: Sebrae

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench