Vítima de racismo antes das finais, LeBron afirma que é “difícil ser negro nos EUA”

Casa do jogador foi pichada com palavras racistas nesta quarta-feira

Foto: Jack Arent / NBAE / Getty Images

Do Correio do Povo

Um dia antes de abrir as finais da NBA diante do Golden State Warriors e lutar para estar no topo da liga mais uma vez, LeBron James teve outro motivo para se preocupar nesta quarta-feira. O astro do Cleveland Cavaliers foi vítima de um ataque racista, depois de ter a sua casa na cidade de Los Angeles pichada com uma palavra comumente utilizada nos Estados Unidos para ofender as pessoas negras.

Por isso, em pleno “Media Day” das finais – dia em que todos os jogadores de ambas as equipes da decisão ficam disponíveis para entrevistas -, LeBron James precisou responder sobre o racismo em seu país. “Não importa quanto dinheiro você tem, não importa quão famoso você é, não importa quantas pessoas te admiram. Ser negro nos Estados Unidos é difícil”, disparou.

LeBron James se mostrou consternado pelo episódio, mas não surpreso. “Isso serve para mostrar que o racismo sempre fará parte do mundo, parte dos Estados Unidos. Você sabe que o ódio nos EUA, principalmente com os negros, está vivo todo dia. Apesar de fazerem isso de forma oculta, você sabe que as pessoas vão esconder seus rostos e dizer coisas sobre você”, considerou.

A polícia informou que a palavra em questão foi apagada antes que os oficiais chegassem ao local. Patricia Sandoval, porta-voz do Departamento de Polícia de Los Angeles, explicou que as câmeras de segurança da residência provavelmente filmaram os responsáveis pela pichação e que vai abrir inquérito por vandalismo e, possivelmente, crime de ódio.

LeBron James não estava em casa no momento do ataque, afinal está em Oakland para o início das finais da NBA. “Minha família está a salvo, estão em segurança e isto é o mais importante”, disse.

LeBron James também prometeu responder aos ataques na quadra e não deixar que o episódio o atrapalhe nas finais da NBA. Nesta quinta-feira, seu Cleveland Cavaliers disputa a primeira partida da série melhor de sete decisiva contra o Golden State Warriors, em Oakland. Esta é a terceira vez seguida que as equipes se enfrentam na decisão, com um triunfo para cada lado.

+ sobre o tema

Tecendo a luta e a lira: Vida e morte na poesia de Dinha

(Dinha e Julia (uma das minhas meninas) Amor Teça sua teia e amorteça a morte. (Dinha) por Mariana...

Âncora do SBT Manhã, diz que sofreu preconceito na carreira

  Joyce Ribeiro, a 'Glória Maria do SBT',...

para lembrar

O suspeito de matar o médico no Rio era “bucha”? Providenciemos outro

O assassinato brutal do médico Jaime Gold na Lagoa,...

Baile de favela? Só se for bem longe dela!

A favela é quase um mito urbano. Não porque...

Racismo e cultura: a leitura psicanalítica e política de Frantz Fanon

A comunicação “Racismo e cultura”, no Primeiro Congresso de...
spot_imgspot_img

STF demora meia década para decidir o óbvio

O Supremo Tribunal Federal (STF) demorou meia década para deliberar sobre o óbvio. Parcialmente, falhou. Na quarta-feira, em decisão conjunta, os 11 ministros concluíram...

Polícia mata 1 jovem a cada 5 dias após governo de São Paulo flexibilizar uso de câmera

Uma pessoa de 10 a 19 anos morreu em ações policiais a cada cinco dias em São Paulo em 2024, mais que o dobro...

O direito a ter direitos

É quase impossível ter argumentos com quem considera que algumas vidas valem mais que outras, que o direito de ir à escola ou ao...
-+=