Vitória expressiva da direita radical divide ainda mais os republicanos na corrida à Casa Branca

 

A tentativa republicana ao posto hoje ocupado pelo democrata Barack Obama segue mais dividida do que nunca, após o ex-senador Rick Santorum, ligado às hostes mais radicais do conservadorismo norte-americano, conseguir um novo fôlego na sua campanha por uma indicação à Casa Branca. Ele venceu, de forma surpreendente, as disputas dos Estados do Colorado, Minnesota e Missouri, impondo um duro revés ao ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que até agora lidera a corrida na legenda. Embora Romney ainda tenha ampla vantagem em termos de organização e verbas, sua campanha terá de buscar um novo foco para reagir à onda conservadora encabeçada por Santorum.

Animado pelas expressivas vitórias da semana anterior nos Estados de Nevada e da Flórida, Romney mal fez campanha em Minnesota e Missouri, e era o franco favorito no Colorado. Santorum, ex-senador pela Pensilvânia, havia anteriormente vencido apenas a primeira rodada da disputa, no começo de janeiro, em Iowa. Depois disso, sua campanha parecia ter entrado em declínio.

Mas, na noite passada, ele conseguiu uma margem de 30 pontos porcentuais à frente de Romney na eleição primária do Missouri – que tem valor apenas simbólico, já que os delegados desse Estado para a convenção republicana serão escolhidos em uma segunda etapa de votação, em março. No caucus (assembleia eleitoral) de Minnesota, Santorum ficou com 45% dos votos. O deputado Ron Paul foi o segundo colocado, com 27%, e Romney ocupou um distante terceiro lugar, com 17%.

Na primária do Colorado, onde se previa que Romney venceria com facilidade, Santorum ficou 5 pontos percentuais à frente dele. Até agora, oito Estados já realizaram o processo. Santorum venceu em quatro, Romney ganhou três, e o ex-deputado Newt Gingrich venceu em um. Gingrich não apareceu na cédula no Missouri e foi esmagado pelos rivais nos outros dois Estados. Ele e Santorum tentam se firmar como alternativa conservadora ao moderado Romney.

As vitórias de Santorum, um católico devoto, dão ânimo a conservadores envolvidos nos últimos dias em polêmicas a respeito de aborto, casamento homossexual e direito à contracepção.

– Uau. O conservadorismo está vivo, e bem, no Missouri e Minnesota. Não estou aqui para dizer que sou a alternativa conservadora a Mitt Romney, estou aqui para ser a alternativa conservadora a Barack Obama – disse Santorum a partidários em St. Charles, Missouri, quando só os dois primeiros Estados haviam divulgado os resultados – os do Colorado saíram depois.

Falando a seguidores em Denver, Romney admitiu que “essa foi uma noite boa para Rick Santorum”, e congratulou o vencedor.

– Vamos continuar fazendo campanha na estrada, mas espero me tornar o nosso indicado com a sua ajuda – afirmou o ex-governador.

 

 

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Luana Tolentino: Martinho da Vila, o PT e eu

por Luana Tolentino Sem sombra de dúvidas, o samba...

Governador do Texas diz que Obama leva a América em direção ao socialismo

Na manchete do Drudge Report, ontem, "Governador do Texas...

UFBA prepara-se para receber o Fórum Social Mundial em 2018

Universidade será anfitriã de vários movimentos globais Do UFBA O processo...

Notas de Rodapé – Vermelhos

Fernando Pompeu para o Portal Geledes Tenho para mim...

para lembrar

Dilma propõe pacto nacional para melhorar serviços públicos

A presidente Dilma Rousseff propôs nesta sexta-feira um...

Alckmin está longe de ser candidato imbatível, diz coordenador da campanha do PT em SP

Emídio de Souza aposta em aliança ampla e influência...

Um Pequeno Desabafo!

Ouvia de pessoas da luta que viveram em época...

Cai pela metade vantagem de Serra para Dilma no Paraná

Se a eleição fosse hoje, o ex-governador de São...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=