VITORIA: Guarda Civil recebe formação em direitos humanos e enfretamento da violência

Quase todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCMV) está inscrito nos cursos oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Direitos Humanos, Enfrentamento da Violência, Crimes Ambientais, Identificação Veicular, Uso Progressivo da Força e Mediação de Conflitos foram os mais procurados pelos agentes de trânsito e comunitários de segurança de Vitória.

A participação dos agentes inscritos coloca a Guarda Municipal na décima posição entre as organizações de segurança com maior índice de adesão nos cursos a distância da Senasp.

As aulas serão realizadas via internet a partir do próximo dia 2 de junho. Os cursos são gratuitos e têm carga horária de 30 ou 60 horas (em média, 30 ou 45 dias).

Além de obterem qualificação e valorização por meio dos cursos, os agentes recebem uma Bolsa Formação – um benefício mensal de R$ 443,00 para continuarem se capacitando e aprendendo novas técnicas e conceitos em segurança. O Bolsa Formação é um projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Desde janeiro 2009, quando a Prefeitura de Vitória passou a integrar o Pronasci, os agentes têm feito até seis cursos por ano. O treinamento é promovido pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), do Ministério da Justiça, que ofereceu 200 mil vagas para profissionais de segurança pública de todo o País.

 

 

Fonte: EShoje

 

+ sobre o tema

“É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”

Quem ama as liberdades democráticas que se mire em...

Bolsonaro para os pobres, Paulo Freire para os ricos

A elite brasileira, que adora odiar Freire, compra a...

Abolicionismo do século 21

Por: Edson França Completamos no dia 13 de...

Senador republicano adere a Obama

Folha de São Paulo quarta-feira, 29 de abril de...

para lembrar

Lula afirma que quem quiser vencê-lo deverá acordar cedo e pôr “pé no barro”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou o...

Predominantes na classe C, negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012

De cada 100 pessoas que entraram na classe C...

Rápido como uma bala

Rápido como uma bala. Sob o título "É um...

Michelle Obama cria conta no Twitter e posta foto com novo visual

Michelle Obama resolveu comemorar seu aniversário de 49 anos, nesta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=