Você conhece o Estatuto da Igualdade Racial?

por Arísia Barros

O Estatuto da Igualdade Racial nasceu sob a Lei nº 12.288 de 20 de julho de 2010.

A Lei nº 12.288/10 é de autoria do Senador Paulo Paim.

Segundo o artigo 1º, o Estatuto da Igualdade Racial tem por objetivo “combater a discriminação racial e as desigualdades raciais que atingem os afro-brasileiros, incluindo a dimensão racial nas políticas públicas desenvolvidas pelo Estado”.

Buscando difundir o conhecimento sobre o Estatuto da Igualdade Racial, o Projeto Raízes de Áfricas, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República distribuirá aos participantes do X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas o livreto de 46 páginas que contém o texto legal.

O X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas acontece em Maceió, AL, nos dias 19 e 21 de março.

Tendo como tema central: Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas, o X Ígbà propõe uma análise sobre o racismo e suas ideologias subjacentes, nas Américas, tanto no plano simbólico quanto estrutural, como também mobilizar parcelas importantes da população como estratégia de fortalecimento para efetivação das políticas de promoção para igualdade racial, desde a Lei nº 10.639/03 a discussão do Estatuto da Igualdade Racial.

Na programação do X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas teremos palestras de convidados nacionais e internacionais, dentre eles, o adido cultural da Embaixada de Angola, Sr. José Carlos Lamartine Salvador dos Santos, a professora da Universidade Federal de Alagoas, *Maria Aparecida Batista de Oliveira, como também representantes do Ministério da Educação e dos Direitos Humanos.

Se você não conhece o Estatuto da Iguldade Racial está na hora de conhecer. Participe do X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas, que começa na segunda-feira, dia 19 de março, com entrada franca.

Serviço:

X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas

Locais:

Dia 19- Teatro Abelardo Lopes/SESI- Galeria Arte Center. Av. Antonio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL.( entrada franca)

Dia 21- Auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

Inscrições podem ser feitas no local no dia 19 de março- das 10 às 17 horas: Galeria Arte Center. Av. Antonio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL.

Dia 21 de março: 7 às 10 horas: Auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas- Av. Fernandes Lima, 385 Farol, (Casa da Indústria).

Entrada franca. Só haverá taxa de R$: 10.00 (dez reais) para Seminário caso haja interesse na certificação.

Certificação: 20 horas

Informações: (82)8827-3656/3231-4201

E-mail: [email protected].

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Maria Gonçalves: A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida

Fonte http://www.interney.net/blogs/lll Tenho escrito alguns artigos sobre racismo e, em todos,...

Aborto, maconha, gays, cotas: cadê as polêmicas na campanha?

 A propaganda eleitoral gratuita na TV deveria servir para...

Nem pós-moderno ou governista. Apenas Prounista

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...
-+=