Você quer ser uma Pérola Negra? Então, escreve pra gente.

O Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro em Alagoas, está com inscrições abertas para a segunda edição do Projeto Ìrawò, do qual faz parte o Baile de Debutantes Pérolas Negras , previsto para acontecer em novembro. Na língua africana ioruba, ìrawò significa estrela.

Por Arísia Barros,

O Projeto Ìrawò tem como objetivo construir estratégias de resistência  no processo das  relações desiguais, fomentadas pelo racismo, que estabelece  lugares periféricos para os ditos diferentes, dentre eles as meninas pobres e negras, moradoras em áreas de vulnerabilidade.

O Baile busca, como forma coletiva, legitimar identidades, estimular vozes da alteridade, a partir da percepção do individuo na coletividade, o mundo a partir de um olhar diferenciado. Diferenças e singularidades.

Para se inscrever no  Projeto Ìrawò  é preciso atender  alguns critérios. Quer saber?

A adolescente deverá ser alagoana, preta, ter cabelos afros (sem química), e ter 15 anos completos, até o dia 16 de novembro de 2013, (é preciso apresentar cópia do registro civil). Precisa também estar matriculada em escola pública e ter frequência assídua, (apresentar documento da escola), residir em área de vulnerabilidade,(comprovante de residência), e que os responsáveis, comprovem ter  renda de até um salário mínimo.

Se você cabe no perfil acima e ainda quer participar agora é só escrever pra gente dizendo: Porque eu quero ser uma Perola Negra!

Para participar do Projeto a adolescente  deverá  elaborar um texto  em forma de carta,  de, no máximo, 40 linhas, escrita de próprio punho e com letra legível. Os textos devem ser escaneados e enviados para o e-mail: [email protected], até o dia 23 de setembro.

O texto original deverá ficar de posse da adolescente e será entregue a Comissão Julgadora do Projeto Ìrawò, caso selecionado.  Não serão aceitas redações encaminhadas fora do prazo.

O critério de seleção envolverá criatividade, originalidade e coesão das ideias.

O resultado das 15 (quinze) Pérolas Negras selecionadas deverá ser divulgado até o dia 05 de outubro.

O Projeto Ìrawò é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e tem o apoio institucional da Fundação Cultural Palmares.

Mais informações: (82)8827-3656/3232-4201

 

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Servidor número 1

Inesquecível! Um fato histórico é tudo o que se...

Cinema negro será tema do Latinidades em 2015

O Festival Latinidades 2014: Griôs da Diáspora Negra termina hoje (28)...

13 situações de violência contra a mulher e por que denunciá-las

Neste ano, o lançamento da série da Netflix 13...

Cidinha da Silva: Uma mãe chora em Serra Leoa

Pessoas desconhecidas insistiam em enviar à cronista um conjunto...

para lembrar

Biden avalia declarar emergência de saúde pública relacionada ao aborto

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste domingo...

Quando um homem esfrega teoria na nossa cara: sobre Jean Wyllys e a mulher negra que ousa falar

atrasadA eu tô um pouco sim (…) seu jogo é sujo e...

Núcleo da Unicamp abre inscrições para o concurso “Grafite Feminista”

O Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp,...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=