#VogueChallenge. Este desafio é de todos e pede mais diversidade na indústria da moda

Basta procurar pela hashtag #VogueChallenge no Instagram que em menos de nada surgem mais de 150 mil publicações. Por todo o mundo pessoas estão a recriar capas da Vogue com um objetivo claro: promover a diversidade na indústria da moda. O desafio foi originalmente criado no início de junho por uma estudante em Oslo, quando Salma Moor publicou nas redes sociais uma capa daquela que é considerada a bíblia da moda feita com uma fotografia sua. Na legenda estava a seguinte mensagem: “Ser negra não é um crime”.

O desafio que ganhou projeção à escala global não está isolado da atualidade noticiosa e está antes intimamente associado ao movimento “Black Lives Matter” que alcançou outra magnitude após a morte de George Floyd às mãos da polícia no passado dia 25 de maio — os protestos daí derivados ultrapassaram as fronteiras dos Estados Unidos e chegaram inclusivamente a Lisboa.

© Instagram

Naturalmente que a própria Vogue não ficou indiferente ao sucedido e exemplo disso foi o facto de Janelle Okwodu, jornalista na publicação, ter escrito que #VogueChallenge é mais do que uma hashtag. No artigo em questão explica-se que nos últimos dias as redes sociais foram invadidas por falsas capas da Vogue que, de um momento para o outro, são protagonizadas por vizinhos, colegas de trabalho ou até estudantes de arte. Mais do que isso, assinala Okwodu, são imagens cujos criadores “foram historicamente excluídos da conversa”.

“Não é segredo que os fotógrafos por detrás da maioria das capas de revistas são homens e caucasianos. Poucas mulheres, pessoas de cor e indivíduos não binários receberam essas oportunidades”, continua a jornalista, para depois enfatizar que foi só há dois anos que Tyler Mitchell se tornou no primeiro fotógrafo afro-americano a fotografar a capa da Vogue, referindo-se à edição de setembro de 2018 protagonizada por Beyoncé.

Nem de propósito, a CNN recorda que a edição norte-americana da revista teve pela primeira vez uma mulher negra na capa em 1974 — mais de 80 anos após a estreia do título.

Para a conversa é também relevante o comunicado interno que Anna Wintour, diretora da Vogue, enviou à equipa e no qual admitiu ter cometido erros e publicado conteúdos intolerantes, além de não ter feito o suficiente para promover staff e designers negros na revista de moda. “Quero dizer claramente que sei que a Vogue não encontrou formas suficientes para elevar e dar espaço a editores, escritores, fotógrafos, designers e outros criadores negros”, disse Wintour, que está há mais de 30 anos à frente daquela publicação.

Entretanto, o desafio continua a ganhar projeção e exemplo disso é o post de Kalekye Mumo, uma personalidade televisiva sediada em Nairobi, capital do Quénia. Também ela replicou uma capa da Vogue e, citada pela CNN, explica que o fez por considerar que o desafio amplifica os rostos e as vozes negras na indústria da moda.

+ sobre o tema

Saudável: Michelle Obama participa de sessão de exercícios

Michelle Obama participou de uma sessão de exercícios, que...

Estilo Negro

Estilo negro. Inscrições abertas para o Curso de Entrelaçamento....

Miss Universo: África do Sul

A Miss África do Sul, Bokang Montjane, de 24...

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista. Rihanna gostou...

para lembrar

Mostra de criadoras em moda afro-latinas, do Sesc 24 de Maio, chega a sua 4ª edição com desfile a céu aberto

Estilistas criam coleção que propõem um diálogo entre ancestralidade...

Com perfis do acadêmico ao ativista, empreendedores africanos valorizam raízes na moda

As histórias de empreendedores africanos no Brasil têm origens tão diferentes...

‘Não importa quão boa você é’, diz Simone Biles sobre padrões de beleza

Um dos maiores nomes do esporte da atualidade, a...
spot_imgspot_img

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Em Paris para a alta-costura da Chanel, Xênia França fala sobre moda, música e reconhecimento internacional

Única celebridade brasileira convidada para o desfile de alta-costura da Chanel, em Paris, Xênia França vem colhendo os louros da longa carreira na indústria...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...
-+=