Vovô do Ilê retira pré-candidatura a prefeito de Salvador e descarta disputar vaga na Câmara Municipal

Presidente do bloco Ilê Aiyê, Vovô do Ilê (PDT) retirou sua pré-candidatura a prefeito de Salvador. Em nota enviada à imprensa neste sábado (25), ele diz se sentir contemplado com as pré-candidaturas negras postas até o momento. No campo da esquerda, o PT tem major Denice Santiago e Vilma Reis, mas o PDT pretende lançar o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, que não é negro.

“Em 2019 a partir da ‘Bancada do Feijão’ e do Fórum de Entidade Negras , relançamos a mesma campanha para reafirmar que é necessário o rompimento com as antigas forças políticas e que dessa vez o entendimento é que ‘o novo na politica é a negra negro no poder’ , e por consequência coloquei meu nome a disposição do partido que sou filiado o PDT, para ser pré-candidato à prefeitura de Salvador, com isso a campanha ‘eu quero ela’ ganha grandes proporções, chegando a ter treze pré – candidatos e candidatas negras”, diz o texto. Vovô diz ainda que não pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Confira a nota na íntegra:

A política é a forma de transformação social, sem ela nunca existira melhoria principalmente para os menos favorecidos, devido a isso tive a iniciativa de criar em 2006 a campanha “Eu quero ela”, com o objetivo de eleger em Salvador onde 85% da população é negra e nunca se teve um candidato (a), para o cargo de prefeito eleito democraticamente.

Em 2019 a partir da “Bancada do Feijão “ e do Fórum de Entidade Negras , relançamos a mesma campanha para reafirmar que é necessário o rompimento com as antigas forças políticas e que dessa vez o entendimento é que “ o novo na politica é a negra negro no poder” , e por consequência coloquei meu nome a disposição do partido que sou filiado o PDT , para ser pré-candidato a prefeitura de Salvador, com isso a campanha “eu quero ela” ganha grandes proporções, chegando a ter treze pré – candidatos e candidatas negras .

Todos sabem que esse processo é de filtragem e agora temos a possibilidades reais de ter até três candidaturas negras em 2020, dessa forma por me sentir contemplado com as futuras candidaturas postas , atrelado a não aceitação dos caciques do meu partido a favor do meu nome como candidato ao executivo municipal , agora de forma oficial retiro minha pré-candidatura e informo que também que não tenho interesse de concorrer ao pleito eletivo para a câmara municipal de vereadores da cidade de Salvador , uma vez que possuo muitas obrigações junto a presidência do Ilê Aiyê que passa por um turbilhão de problemas de caráter financeiro e necessitará da minha exclusiva atenção para superá-los.

Finalizo agradecendo a todos os membros as “Bancada do feijão” ,em especial aos senhores Roberto Rodrigues e Raimundo Bujão que insistem em carregar a bandeira da minha pré candidatura a prefeitura e a vereança respectivamente, contudo continuo a luta da nossa brilhante campanha e refirmo que em 2020 “Eu quero Ela”.

Obrigado.

ANTÔNIO CARLOS VOVÔ

Presidente do Ilê Aiyê

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione,...

para lembrar

Documentário aborda preconceito contra cantoras negras no Heavy Metal

  Um novo vídeo jornalístico da Global Television foca...

Denúncia – Quilombo Rio dos Macacos ainda sobre ameaça da Marinha

por Vilma Reis A foto é do que acontece neste...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....
-+=