Vovô do Ilê retira pré-candidatura a prefeito de Salvador e descarta disputar vaga na Câmara Municipal

Presidente do bloco Ilê Aiyê, Vovô do Ilê (PDT) retirou sua pré-candidatura a prefeito de Salvador. Em nota enviada à imprensa neste sábado (25), ele diz se sentir contemplado com as pré-candidaturas negras postas até o momento. No campo da esquerda, o PT tem major Denice Santiago e Vilma Reis, mas o PDT pretende lançar o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, que não é negro.

“Em 2019 a partir da ‘Bancada do Feijão’ e do Fórum de Entidade Negras , relançamos a mesma campanha para reafirmar que é necessário o rompimento com as antigas forças políticas e que dessa vez o entendimento é que ‘o novo na politica é a negra negro no poder’ , e por consequência coloquei meu nome a disposição do partido que sou filiado o PDT, para ser pré-candidato à prefeitura de Salvador, com isso a campanha ‘eu quero ela’ ganha grandes proporções, chegando a ter treze pré – candidatos e candidatas negras”, diz o texto. Vovô diz ainda que não pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Confira a nota na íntegra:

A política é a forma de transformação social, sem ela nunca existira melhoria principalmente para os menos favorecidos, devido a isso tive a iniciativa de criar em 2006 a campanha “Eu quero ela”, com o objetivo de eleger em Salvador onde 85% da população é negra e nunca se teve um candidato (a), para o cargo de prefeito eleito democraticamente.

Em 2019 a partir da “Bancada do Feijão “ e do Fórum de Entidade Negras , relançamos a mesma campanha para reafirmar que é necessário o rompimento com as antigas forças políticas e que dessa vez o entendimento é que “ o novo na politica é a negra negro no poder” , e por consequência coloquei meu nome a disposição do partido que sou filiado o PDT , para ser pré-candidato a prefeitura de Salvador, com isso a campanha “eu quero ela” ganha grandes proporções, chegando a ter treze pré – candidatos e candidatas negras .

Todos sabem que esse processo é de filtragem e agora temos a possibilidades reais de ter até três candidaturas negras em 2020, dessa forma por me sentir contemplado com as futuras candidaturas postas , atrelado a não aceitação dos caciques do meu partido a favor do meu nome como candidato ao executivo municipal , agora de forma oficial retiro minha pré-candidatura e informo que também que não tenho interesse de concorrer ao pleito eletivo para a câmara municipal de vereadores da cidade de Salvador , uma vez que possuo muitas obrigações junto a presidência do Ilê Aiyê que passa por um turbilhão de problemas de caráter financeiro e necessitará da minha exclusiva atenção para superá-los.

Finalizo agradecendo a todos os membros as “Bancada do feijão” ,em especial aos senhores Roberto Rodrigues e Raimundo Bujão que insistem em carregar a bandeira da minha pré candidatura a prefeitura e a vereança respectivamente, contudo continuo a luta da nossa brilhante campanha e refirmo que em 2020 “Eu quero Ela”.

Obrigado.

ANTÔNIO CARLOS VOVÔ

Presidente do Ilê Aiyê

+ sobre o tema

Um balanço da justiça com as próprias manchetes – Por Saul Leblon

Celso de Mello x mídia: ressaca de um...

Avaliação positiva do governo bate recorde com 78,4%, diz Sensus

Popularidade de Lula é de 81,4%, aponta pesquisa.Em agosto,...

Maioridade penal. Por Luiz Eduardo Soares

Os que lutamos contra a redução da idade de...

para lembrar

SALVADOR: Exposição “Dia da Consciência Negra

A Fundação Pedro Calmon/Secult, através da Biblioteca Juracy Magalhães...

Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana

Biblioteca Nacional lança Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana. Livro...

Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais

  Começou no último sábado (13), a segunda edição do...

Chelsea tenta renovar com Drogba, mas revista diz que atacante vai sair

Herói do título da Champions, marfinense já teria comunicado...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=