Washington terá memorial em homenagem a Martin Luther King

O ícone da luta pelos direitos civis Martin Luther King Jr. terá seu próprio memorial na esplanada National Mall, em ocasião do aniversário de seu discurso “I Have a Dream” (Eu tenho um sonho), no domingo, e será o único monumento do local não dedicado a um presidente ou a uma guerra.

Cerca de 300.000 pessoas – entre as quais o presidente Barack Obama – são aguardadas na cerimônia de consagração na National Mall, a enorme esplanada gramada ao sul da Casa Branca, cercada de monumentos dedicados aos heróis do país.

A cerimônia ocorrerá 48 anos depois que o líder dos direitos civis proferiu seu famoso discurso, pedindo igualdade racial e o fim da discriminação. Ele foi assassinado quase cinco anos depois, em 4 de abril de 1968.

O Memorial Martin Luther King é “o primeiro da National Mall a celebrar um homem de cor, esperança e paz”, declarou Harry Johnson, presidente da fundação encarregada do projeto, que já dura cerca de 15 anos. Aberto ao público esta segunda-feira, é o primeiro monumento da esplanada não dedicado a um presidente ou a uma guerra.

Espera-se que Obama discurse no ato de domingo diante de uma multidão, que incluirá os membros da família King, o ex-secretário da Defesa Colin Powell e outros políticos, o cineasta George Lucas e os cantores Aretha Franklin e Stevie Wonder.

Dedicado ao ganhador do Nobel da Paz em 1964 e a sua mensagem de democracia, esperança, justiça e amor, o memorial se estende por um amplo espaço aberto de 1,5 hectare, pontilhado de cerejeiras doadas pelo Japão.

Perto dali fica o Lincoln Memorial, onde o pastor fez seu famoso discurso, em 28 de agosto de 1963.

Situado no meio do caminho entre os memoriais dedicados a Lincoln e Jefferson, e próximo do memorial de Roosevelt, tem uma localização “poderosa” que “cria uma linha visual de liderança”, acrescentou Johnson.

O espaço tem o formato de um arco, margeando o lago Tidal Basin, entre o rio Potomac e o Canal Washington, na capital americana. Adornado por vários chafarizes, é dotado de um muro de 140 metros, que traz a inscrição das palavras mais notáveis de King.

Uma estátua com cerca de 9 metros, denominada “Pedra da Esperança”, esculpida em granito branco, à semelhança de King, o retrata olhando firmemente para o horizonte, com os braços cruzados.

“Quando você olha para sua expressão facial, pode ver esperança”, afirmou Lei Yixin, artista chinês autor da escultura.

Os visitantes entram no memorial pela Montanha do Desespero, um enorme bloco de pedra que simboliza a luta dos afro-americanos por paz e igualdade.

Várias festividades serão celebradas esta semana em homenagem a ativistas dos direitos civis, incluindo um concerto, uma exposição e uma cerimônia religiosa.

O memorial, com custo de US$ 120 milhões, ainda não foi totalmente financiado. Ainda faltam US$5 milhões a serem angariados, um lembrete dos vários atrasos de inauguração do monumento devido a problemas econômicos e de segurança.

Fonte: Ne10

+ sobre o tema

Divulgado pôster de filme sobre Nelson Mandela

O site "Yahoo Movies divulgou o primeiro pôster de...

Open Government Partnership será lançado em Nova Iorque

A iniciativa internacional pretende difundir e incentivar globalmente práticas...

Letícia Sabatella é agredida durante ato da direita em Curitiba

A atriz e cantora Leticia Sabatella foi agredida na...

“É Tudo Nosso”

"É Tudo Nosso" é o novo programa da Rede TVT em...

para lembrar

Com oito anos, Blue Ivy leva prêmio em evento de afro-americanos influentes

A 51ª edição do NAACP Image Awards foi gravada...

Partido das Favelas ganha mais força

Estatuto é publicado no Diário Oficial da União. Criação...

Reisado

O reconhecimento do reisado como patrimônio brasileiro, foi reinvindicado...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=