Whoopi Goldberg vai produzir filme sobre crime racista que manchou a história dos Estados Unidos

A atriz Whoopi Goldberg se uniu aos produtores Keith A. Beauchamp e Frederick Zollo (de Mississipi Em Chamas) para produzir um filme sobre o assassinato do adolescente negro Emmett Till, um dos crimes racistas mais lembrados da história dos Estados Unidos. O longa-metragem, que será intitulado Till, será baseado no documentário The Untold Story of Emmett Louis Till (2004), Beauchamp, e no livro “Simeon’s Story: An Eyewitness Account of the Kidnapping of Emmett Till”, de Simeon Wright.

Por João Vitor Figueira Do Adoro Cinema

**FILE** This is a photograph of Emmett Till taken in Chicago about six months before he was killed in 1955 while visiting Mississippi. Gov. Haley Barbour is preapring March 21, 2005, to sign into law a bill renaming stretches of Mississippi highways for civil rights martyrs. Eventually, signs bearing the names of Till and Andrew Goodman, Michael Schwerner and James Chaney will hang above the counties where their lives were stolen.(Family Photo) ORG XMIT: WXS604 (african american teenager memorial road)

No ano de 1955, Emmett, então com 14 anos de idade, foi assassinado na pequena cidade de Sunflower County, Mississipi.

Ele estava acompanhado de amigos em um mercado quando supostamente teria assobiado para uma mulher branca de 21 anos chamada Carolyn Bryant, que trabalhava como caixa no estabelecimento, após comprar um chiclete.

Carolyn falou para diversas pessoas sobre o ocorrido, fato que enfureceu a população racista da cidade. Quatro dias depois, Bryant chamou seu meio irmão e mais duas pessoas para “ensinar uma lição”, nas palavras dos criminosos, ao garoto. O grupo sequestrou, espancou, torturou, mutilou e arrancou um olho do adolescente antes de atirar nele e jogar o cadáver no fundo de um rio.

203581Durante o funeral, a mãe de Emmett optou por deixar o caixão do menino aberto para que todos pudessem ver a atrocidade cometida contra seu filho. As fotos correram os Estados Unidos e serviram como uma fagulha na luta pelos direitos civis dos cidadãos negros no país, especialmente depois que o júri, composto apenas por homens brancos, absolveu os assassinos.

“A brutal morte de Emmett Till nas mãos de pessoas brutas e ignorantes expõe que o sul dos Estados Unidos, na era das Leis de Jim Crow, dava uma permissão implícita para esse tipo de racismo sem que se tivesse medo de repercussões. Hoje, com o retorno de um desenfreado e incontestável racismo, faz-se necessário contar a história de Emmett Till mais uma vez”, disse Goldberg em um comunicado à imprensa.

Além do filme produzido por Whoopi, a história de Till será contada em uma minissérie ainda sem título para a HBO que terá a produção de Will Smith eJay Z.

 

+ sobre o tema

Mais que no pé: um tiro na cara

O recurso extraordinário 635.659, em análise desde 2015 pelo Supremo...

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu...

Mulheres denunciam Opus Dei em relatos de trabalho análogo à escravidão

A Opus Dei reúne hoje 95 mil integrantes em todo o...

para lembrar

‘Negro não tem que falar só sobre raça’, defende professora

A professora Katemari Rosa ainda se lembra de um...

Os braços da Copa: a foto de um brasileiro em Senegal x Polônia

A imagem se tornou uma das mais compartilhadas do...

Hélio Santos: A ascensão dos negros no Brasil X O genocídio de jovens

“Quase 500 mil pessoas que se declaram pretas e...

Não votar em Bolsonaro: para os negros uma questão de amor próprio

A fala do capitão Jair Bolsonaro, candidato do PSL,...
spot_imgspot_img

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=