William Kamkwamba: O Menino que Descobriu o Vento

Novo filme da Netflix conta uma emocionante história real na Africa

no Cosmonerd

Existem algumas histórias de superação tão lindas que precisam ser divulgadas e contadas para chegar ao maior número de pessoas. O Menino que Descobriu o Vento, novo filme da Netflix, é uma dessas histórias. Mas o filme atuado e dirigindo por Chiwetel Ejiofor é mais do que isso.

O filme conta a história real de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um garoto de um vilarejo em Malaui, na África, que, através de um livro de ciências, acabou criando uma bobina eólica para ajudar seu pai (Chiwetel Ejiofor) e os outros fazendeiros nas colheitas.

Por ser uma história real famosa e também pela sua sinopse já entregar o final do filme, o ator e estreante diretor Chiwetel Ejiofor (Doze Anos de Escravidão) decide por contar todas as questões sociais, políticas e contextuais que levaram isso a acontecer. A direção do filme é aquele feijão com arroz trazendo um longa bastante emocionante e com cenas fortes, mas também com momentos de superação e vitória.

Cena do Filme da Netflix dois atores negros um menino e um homem
Cena do Filme da Netflix – Photo by Ilze Kitshoff.

A contextualização política é o ponto alto do filme, o longa mostra o momento em que Malaui estava passando e todos os fatores que ocorreram para que aquela família e aquele vilarejo passassem fome. O descaso da política, os avanços do agronegócio e das indústrias destruindo a agricultura familiar e, por fim, o desespero das pessoas que estão passando fome. Toda essa contextualização desenvolve bem o universo real do filme e nos mostra como um país pode chegar naquele ponto.

A família do garoto também é bem desenvolvida, com cada personagem tendo suas próprias convicções e conflitos. Dói no coração ver o desmantelamento tanto do vilarejo como da família quando os problemas vão começando a ficar mais graves. Todos os atores estão muito bem em seus papéis, principalmente Ejiofor e Maxwell Simba, que faz o garoto protagonista da história. Nos momentos em que o garoto mostra o pequeno gênio que é, o filme ganha mais otimismo e brilho, pena que esses momentos são poucos.

menino andando em campo na Africa seguido por um cachororro
Photo by Ilze Kitshoff.

O Menino que Descobriu o Vento é uma emocionante história real com diversas lições preciosas: A importância da educação, a luta dos costumes antigos contra a modernização e a importância da união das pessoas em momentos de crise. O filme é um pouco dramático e triste demais em certos momentos mas acredito que esse era o caminho para mostrar a situação crítica em que aquele povo estava, bem como mostrar como eles chegaram ali.

Para legendas em portuges escolha subtitulos em português

Espero que as pessoas entendam a verdadeira mensagem aqui, o filme não fala somente sobre superação e como as pessoas podem vencer qualquer adversidade se lutarem. A verdadeira mensagem aqui é que somente a educação pode transformar uma sociedade. Infelizmente, essa educação não é para todos. Quem possui certos privilégios não consegue entender que algumas pessoas precisam fazer sacrifícios e escolhas para colocar seus filhos na escola. Como filho de dois pais de classe baixa que não fizeram faculdade e fruto de políticas sociais que me disponibilizaram ter um ensino superior, sei bem como é isso. Por isso esses filmes são importantes, eles nos colocam em um lugar que talvez nunca pensamos em estar.

Talvez possa interessar: 

Como eu dominei o vento – William Kamkwamba

Conheça cinco incríveis adolescentes negros inventores de tecnologia limpa

Africano cria impressora 3D com peças de lixo eletrônico

Arthur Zang e o Cardiopad – Jovem inventor africano cria tablet para monitorar o coração

Africanos constroem helicópteros caseiros com sucata…e voam

+ sobre o tema

Renascimento do continente africano em debate no 50. aniversário da UA

Um debate sobre o "Pan-africanismo e renascimento africano"...

ONG oferece capoeira para crianças refugiadas palestinas

A ONG britânica Bidna Capoeira está fazendo da...

para lembrar

Noruega elogia trabalho de Cuba no Haiti: ‘maravilhoso’

Noruega classifica como maravilhoso o trabalho de Cuba no...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=