Yalorixa torturada e presa será recebida pelo governador da Bahia

Salvador – O governador da Bahia, Jacques Wagner, do PT, recebe na manhã desta quarta-feira (10/11), a líder religiosa Bernadete Souza Ferreira, torturada por policiais militares que a jogaram num formigueiro ao invadirem o Assentamento D. Hélder Câmara, no último dia 23 de outubro, em Ilhéus, cidade do Sul da Bahia.

O deputado Valmir Assunção, do PT, e da base do governo Jacques Wagner, fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na Bahia, preferiu, neste caso, a cautela. “Só o fato de uma mulher ter sido encarcerada da forma que essa líder foi, e em cela masculina, já é um grave desrespeito aos direitos humanos, algo incompatível com o momento democrático em que vivemos”, declara.

O coordenador do Coletivo de Entidades Negras da Bahia (CEN), Marcos Rezende, também foi na mesma direção. “O caso da yalorixá Bernadete de Souza, que, além de torturada, foi jogada sobre um formigueiro, não é um fato isolado. Isso demonstra a escalada dos atos de intolerância de grupos que estão arraigados no Estado. Isso só aconteceu porque o alvo foi uma mulher negra, de religião de matriz africana e liderança de um assentamento de sem-terras”, protestou.

Nenhum dos dois pediu ações concretas do governador no sentido da prisão dos envolvidos, nem do Ministério Público, visando a prisão preventiva dos acusados, que continuam soltos e nas ruas.

 

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Urban Outfitters é acusada de racismo

Mais uma da Urban Outfitters! Depois de ser processada...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=