Feminismo e Resistência

Texto da Equipe de Coordenação das Blogueiras Feministas.

No Blogueiras Feministas 

Há algum tempo o feminismo vive sua onda pop. Especialmente, em 2014, foi fácil encontrar matérias e programas na mídia que tiveram o feminismo como tema. Também vemos cada vez mais seu crescimento na internet, por meio de grupos e páginas no Facebook ou o lançamento de ações amplas que visam combater o sexismo.

É claro que a mídia tradicional mostra o feminismo que quer, da maneira que deseja, e isso muitas vezes encobre as questões políticas. Também é fato que quanto mais pessoas se declaram feministas, ideias, propósitos e visões de mundo chocam-se nas discussões internas.

Para nós, que coordenamos este espaço das Blogueiras Feministas, não nos interessa buscar formas de determinar quem é mais ou menos feminista ou quais devem ser ou não os temas mais importantes do feminismo. Não gostamos de hierarquias e nem de perfeição. Também não temos o costume de reagir com rapidez a qualquer caso de machismo. Temos bem mais perguntas que respostas e cada vez mais queremos evitar generalizações. Não há um sindicato do feminismo, não há uma voz mestra que guia as ações das feministas, especialmente no ambiente altamente opinativo da internet.

Nosso objetivo é desconstruir e romper relações de poder. E, para que essas transformações se concretizem, é preciso que sejam feitas individualmente e em grupos. Devem ser implementadas tanto no nível pessoal como no nível estrutural. Individualmente, quero romper barreiras. Como grupo, queremos romper amarras opressoras. Individualmente, não posso fazer isso por ninguém e ninguém pode fazer isso por mim. Como grupo, o trabalho pode ser feito de muitas formas, mas só terá efeito quando pensado em conjunto, como uma estratégia maior.

Desconstruir estruturas de poder é uma luta interna e dolorida. Não adianta sair de uma estrutura de poder para entrar em outra, onde sempre haverá alguém para dizer o que é melhor para você. Em algum momento é preciso descobrir como isso se dá individualmente com todas suas subjetividades.

Nossa palavra de luta no momento é: resistência. Buscar formas e maneiras de resistir e de colocar-se como espaço de resistência, especialmente em contraposição ao crescimento de ações e ideias conservadoras e limitantes.

Não elegemos inimigos, porque também estamos inseridas no sistema opressor e sabemos o quanto é fácil reproduzir ações machistas. Portanto, resistimos em meio as nossas contradições. Buscamos expor cada vez mais nossas falhas e dúvidas. O aprendizado também é nosso maior objetivo. Emancipar-se é preciso.

+ sobre o tema

Mulheres marcham contra o machismo em Paris

Aproximadamente 100 mulheres participaram neste sábado (1º), em Paris,...

Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o...

Mães pela Igualdade – Carta às mães e pais brasileiros

Nós, Mães pela Igualdade, gostaríamos de pedir dois minutos...

Europa: cresce o tráfico de mulheres

Estudo sugere que prostituição forçada avançou 50% em cinco...

para lembrar

TJSP nega 83% dos habeas corpus pedidos para mulheres acusadas de aborto

Nos Habeas Corpus negados, há duas mulheres acusadas pelo...

Amantes de padres católicos pedem fim de celibato em carta aberta

 Em carta a Bento XVI, mulheres defendem que celibato...

Fabrício Boliveira: “O machismo é uma escravidão”

Capa da GQ de setembro ao lado de Emilio...

Projeto de admissão tácita de paternidade, da ex-deputada Iara Bernardi é aprovado pelo Senado

Foi aprovado na quarta-feira 04/08/2010, pelo Plenário do Senado,...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...
-+=